Como acabar com piolhos e lêndeas com remédios caseiros

Como acabar com piolhos e lêndeas com remédios caseiros

Com a volta ao colégio, as cabeças dos mais pequenos costumam sofrer o ataque dos piolhos. Trata-se de algo muito habitual e que não deve alarmar os pais, mas devem estar atentos para acabar com eles o quanto antes e assim evitar o contágio a outras crianças. Em qualquer farmácia pode encontrar tratamentos eficazes que o podem ajudar, mas pela saúde e bem-estar, experimente remédios caseiros igualmente rápidos e que além disso não são prejudiciais para as crianças. Em umComo.com.br explicamos-lhe como acabar com piolhos e lêndeas com remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

Pode passar por uma farmácia e comprar algum xampu ou algum remédio contra os piolhos e lêndeas, algo natural e sem pesticidas. Ou melhor ainda, pode passar numa ervanária em que lhe darão a solução adequada, algum xampu ou creme especial para o cabelo contra estes bichos sempre com base em alimentos ou produtos naturais, que podem ser uma boa opção.

2

Mas, se preferir, também pode criar você mesmo o seu próprio xampu, para acabar com os piolhos e as lêndeas dos mais pequenas. Uma das fórmulas pode ser feita à base de uma infusão de folhas de eucalipto. Pode encontrá-las em qualquer ervanária. Coloque água a ferver, adicione as folhas de eucalipto e deixe repousar. Quando a água não estiver demasiado quente, aplique na cabeça infestada e massageie bem o cabelo, para que a infusão penetre bem nas raízes, que é onde os piolhos e lêndeas se alojam. É importante que o cabelo esteja limpo antes de aplicar a infusão.

3

Outra infusão igualmente eficaz e que pode acabar com os piolhos e lêndeas é a infusão de alecrim. Talvez tenha um vaso de alecrim em casa, se assim for é suficiente para criar a sua infusão. Nas ervanárias e floristas também poderá obter o alecrim e fazer a infusão. O procedimento para fazer o chá e aplicar no cabelo é o mesmo que na situação anterior.

4

Outro remédio caseiro eficaz para a eliminar piolhos e lêndeas é o óleo essencial de lavanda. Pode encontrá-lo em qualquer ervanária, mas certifique-se que se trata de óleo de lavanda puro, sem misturas. Se preferir, também pode fazer o seu próprio óleo de lavanda caseiro. Aplique o óleo de lavanda nas raízes do cabelo, massageie bem a cabeça (utilize luvas se o aplicar com as mãos).

5

O vinagre de maçã é suficientemente agressivo perante estes corpos microscópios como para acabar com eles. Este remédio é muito mais eficaz contra as lêndeas ou ovos de piolhos. Tenha em conta que se existirem muitos e já crescidos, talvez não tenha um efeito 100%, mas pode aplicar como primeira alternativa e ver o efeito que provoca. Misture água quente e vinagre, em partes iguais e aplique, sempre com o cabelo seco.

6

Muitos óleos aromáticos podem ajudar a acabar com os piolhos e lêndeas, os quais morrem perante estas fragrâncias: óleo de coco, de jasmim, de anis, de gerânio, são apenas alguns que pode utilizar. São fáceis de encontrar e aplicar, e estragam muito menos o couro cabeludo do que qualquer outro produto químico.

7

Lembre-se sempre de enxaguar a cabeça depois de utilizar estes produtos. Use um pente de dentes finos, se for necessário aplique um pouco de condicionador e penteie desde a raiz lentamente. Verá como não ficam restos de piolhos nem lêndeas, e se ficar algum, com o pente conseguirá removê-los.

8

É importante que, uma vez que tenha eliminado os piolhos e as lêndeas da cabeça, saiba alguns conselhos para evitar que voltem a aparecer. Manter uma higiene capilar é fundamental pra ir controlando o couro cabeludo, por isso terá que pentear e lavar o cabelo pelo menos de dois em dois dias para conseguir que o cabelo esteja limpo e saudável.

Também é recomendável que não se compartilhem utensílios capilares com outras pessoas, pois assim o contágio poderia ocorrer facilmente. Por isso, escovas de cabelo, elásticos de cabelo, chapéus ou qualquer outro elemento que se coloque na cabeça deve ser de uso pessoal. Neste artigo de umComo contamos para você como evitar os piolhos.

9

As lêndeas às vezes podem ser confundidas com a caspa. Se não sabe como as diferenciar, em umComo temos um artigo onde lhe explicamos as diferenças para que não hajam dúvidas: como distinguir as lêndeas da caspa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com piolhos e lêndeas com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Use luvas quando aplicar os produtos com as mãos.
  • Utilize um pente de dentes finos para eliminar todos os restos de piolhos depois de usar os produtos.
  • Lave bem as toalhas, roupas e objetos usados durante o processo.