Como acalmar a dor nos pés

Como acalmar a dor nos pés

Sapatos incômodos, longas caminhadas, passar tempo demais em pé... São muitas as possíveis causas para que os pés doam, uma doença mais que desagradável que pode inclusive impossibilitar uma vida normal. Acontece que os pés são os responsáveis de sustentar todo o peso do nosso corpo, pelo que será indispensável ter os cuidados necessários para mantê-los em ótimas condições. Por isso, em umComo damos a você alguns conselhos sobre como acalmar a dor nos pés.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que a prevenção será fundamental para evitar a dor nos pés e manter a saúde desta parte fundamental do corpo. Por isso, todos devemos conhecer a importância de escolher os sapatos adequados.

2

Do mesmo modo, se a dor nos pés é recorrente e nada parece resolvê-la, será preciso procurar urgentemente um podólogo ou médico especialista para realizar a exploração apropriada e determinar se é necessário realizar algum tipo de tratamento ou, por exemplo, o uso de palmilhas ortopédicas.

3

Na hora de aliviar a dor nos pés em casa, podemos recorrer a banhos de água morna com sal marinho. Para isso será necessário encher um balde ou bacia com água que previamente teremos esquentado e à qual acrescentaremos um punhado de sal. Você deverá deixar os pés de molho durante 10-15 minutos e depois secá-los cuidadosamente com uma toalha.

Leitura complementar: Como fazer escalda-pés para dor com água e sal

Imagem: mostardela.com
4

As massagens com óleos essenciais serão também muito apropriadas para acalmar a dor nos pés, pelo que recomendamos a você usar óleo de eucalipto ou alecrim. Deverão ser realizados movimentos circulares, pressionando com os polegares para massagear especialmente a planta do pé.

Imagem: sapatosmania.com.br
5

A aplicação de gelo também pode ser uma boa solução para reduzir a dor nos pés, mas lembre-se que você nunca deverá colocá-lo em contato direto com sua pele, mas apenas cobri-lo com um pano ou optar por compressas de gelo especialmente feitas para este uso.

6

Caso a dor nos pés esteja localizada em uma determinada área, você poderá optar pelo uso de almofadinhas acolchoadas, protetores de joanetes, etc. para evitar que a dor aumente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acalmar a dor nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.