Como acelerar o metabolismo facilmente

Como acelerar o metabolismo facilmente

Quando falamos de metabolismo referimo-nos a uma série de reações químicas nas quais toda a energia que consumimos pelos alimentos se transforma em combustível para fazer com que cada célula e órgão de nosso corpo funcione corretamente. Ter um metabolismo rápido favorece a perda de peso, pois nosso corpo queima de forma mais efetiva as calorias que consumimos. Por isso muitas pessoas se perguntam como acelerar o metabolismo facilmente e em umComo.com.br nós explicamos.

Passos a seguir:
1

Comer pouco, levar uma vida sedentária, consumir alimentos com alto teor de gordura bem como certas condições de saúde, como problemas de tireoide, afetam nosso metabolismo, fazendo com que este funcione mais lentamente. Desta forma torna-se mais difícil processar as gorduras, açúcares e calorias que consumimos pelos alimentos, o que faz com que se acumulem em nosso corpo na forma de gordura localizada, celulite e sobrepeso. Daí a importância de ter um metabolismo eficiente que nos ajude a ficar com um peso adequado.

2

Comidas saudáveis mais vezes ao dia: há alguns anos ficou demonstrada a eficácia deste método para acelerar o metabolismo. Quando comemos pouco o nosso corpo, como mecanismo de defesa, entra numa espécie de estado de alerta no qual reserva a maior quantidade possível de calorias para usar em caso de ausência de alimento; comendo cinco vezes ao dia, em porções menores e saudáveis, enviamos constantemente uma mensagem ao nosso corpo: estamos nos alimentando para obter energia. Isto faz com que nosso organismo trabalhe ao máximo para tentar processar todos estes nutrientes.

É importante que se entenda que esta recomendação funciona quando os alimentos que ingerimos são saudáveis e equilibrados. Passar fome constantemente não é a melhor ferramenta para a perda de peso, e, além disso, diminui nosso metabolismo com efeitos negativos sobre a nossa saúde e a nossa silhueta.

3

Realize uma boa rotina de exercícios: um dos mitos sobre a perda de peso mais difundidos é que o exercício por si só já ajuda a emagrecer. A realidade é que para que o exercício seja efetivo devemos saber que tipo de atividade fazer, como fazê-la e, além disso, combinar tudo com uma alimentação saudável.

Se a meta é acelerar seu metabolismo então você deve combinar exercícios cardiovasculares com exercícios de resistência como os que são praticados com pesos, máquinas, etc. Quanto maior a intensidade maior a queima de calorias, quanto maior a variedade de atividades, mais eficaz se torna o exercício para o nosso corpo e o nosso metabolismo.

Uma boa rotina de exercícios faz com que, ao terminar, nosso corpo continue queimando calorias até mesmo por horas, daí a importância de abandonar o sedentarismo para melhorar nossa saúde. Além do mais, estudos recentes demonstraram que realizar rotinas curtas de vários exercícios durante 40 minutos, por exemplo, correr, fazer musculação, agachamentos e abdominais é mais efetivo para acelerar o metabolismo do que fazer apenas uma atividade durante o mesmo tempo.

4

Inclua fibras em sua alimentação: isto não irá apenas ajudar a melhorar o trânsito intestinal, mas favorecerá, além disso, o seu metabolismo. Os alimentos ricos em fibra não contam com muitas calorias e, além disso, nos dão sensação de saciedade, e ainda, como se isso não bastasse, nos ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gordura e a acelerar o metabolismo, pois nosso corpo trabalha ao máximo para conseguir digerir a fibra, ainda que finalmente não consiga e esta termine funcionando como um eficiente limpador estomacal.

5

Não pule as refeições: esta recomendação vai de mãos dadas com a sugestão de fazer cinco refeições diárias. Não tomar café da manhã ou não jantar porque queremos perder peso é um grande erro, já que faz com que nosso metabolismo se torne mais lento. É importante fazer as três refeições principais de maneira saudável e equilibrada, isto vai manter seu metabolismo funcionando de forma adequada.

6

Mantenha-se hidratado: a água é fundamental para estar saudáveis e para manter nossas células em bom estado. Mas, além disso, é necessária para queimar mais calorias, pois diante da ausência de água nosso corpo reage como frente à falta de comida, tornando-se mais lento para garantir o correto funcionamento de todo o sistema. Beber água, pelo menos 1,5 litro por dia, é importante para a nossa saúde e para a nossa silhueta.

7

Alimente-se de forma saudável, faça atividade física e siga estas sugestões para acelerar seu metabolismo e melhorar sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acelerar o metabolismo facilmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.