Como acordar sem sono

Como acordar sem sono

É possível acordar e levantar da cama com um sorriso e descansado? Talvez pareça uma coisa de comercial, mas sim, é possível. Não é fácil, claro, mas também não é impossível, já que uma coisa é abrir os olhos e outra é sair da cama facilmente. A maioria das pessoas têm uma pequena voz que diz "vai, fica um pouquinho mais..." ou "que maravilha está a cama hoje... por que preciso levantar?"; essa voz nos tortura, sem dúvidas. Mas deixe-me dizer a você que existem técnicas que, transformadas em hábitos, farão com que o seu descanso seja melhor e que possa sair da cama sem passar a manhã inteira bocejando. Vejamos então como levantar da cama sem sono e estar preparado para começar o dia.

Como se levantar sem ter sono

Primeiro de tudo, se não descansarmos bem, não adianta nada. É assim, meu amigo, se não dormir pelo menos entre 6 e 8 horas, não adiantará nada que venha o príncipe (ou princesa) dos seus sonhos para tirar você da cama. Lembre-se que além das horas precisará ter um sono contínuo; para isso é necessário eliminar ruídos, jantar leve e pelo menos 2 horas antes de se deitar, manter um nível de luz muito baixo e não ter um excesso de cobertas (e acima de tudo, tentar ter uma temperatura adequada no quarto).

Acordar sem sono

Agora que descansamos bem, vejamos como pode acordar sem sono. Assim que tocar o despertador o pior que pode fazer é ficar deitado na cama (pois aparece a voz que nos tortura). Assim que abrir os olhos, estique bem os braços e pernas. Depois, sente-se na cama com os pés no chão e estique novamente os braços e o pescoço. Por último, levante-se e estique o corpo em conjunto. Já saiu da cama! Agora vá diretamente ao banheiro, nada de ligar a TV, o rádio ou o que for. Quando estiver no banheiro, o primeiro que deve fazer é molhar o rosto com água fria. Depois vem o momento de fazer as necessidades e escovar os dentes. Se puder tomar um banho, melhor ainda. O ideal é uma chuveirada morna ou quente mas com um final frio. Como assim? Passando os últimos minutos no chuveiro com água fria, isso despertará a sua mente! Está na hora de tomar café da manhã! Graças ao conselho de um amigo, o primeiro que faço quando vou à cozinha é tomar 1 copo de água fria. Isso (não sei bem porquê) me dá muita energia. Depois recomendo um café sem muito açúcar e duas frutas, se possível.

A rotina, a sua melhor amiga

Uma das coisas que melhor funciona para acordar bem é ter uma rotina, onde todos os dias fazemos os mesmos passos; isso nos ajuda a levantar mais relaxados e nos ajuda a ativar pouco a pouco. Para acordar sem sono, além de dormir as horas necessárias, deve ter um despertar tranquilo.

Acorde pouco a pouco

É bom acordar pouco a pouco? Há pessoas que se acostumaram a colocar o despertador em duas fases; se precisam levantar às 7h, primeiro colocam o despertador às 5h30 para ir ao banheiro, por exemplo, depois voltam a dormir até às 7h. Isso não é recomendado (apesar de existir o efeito psicológico de "dormir mais"). Mas pode usar um método similar. Este método é usar dois despertadores, um estilo rádio-relógio que toque 90, 60 ou 30 minutos antes de se levantar e que comece tocando uma música muito suave. A ideia é que a sua mente saia lentamente do sono profundo para entrar no sono "leve", pouco a pouco e não de repente, como quando toca o despertador do nada. A ideia por trás disso é que o rádio-relógio (pode ser um PC também) não nos acorde totalmente, e sim que nos faça perceber que tocou e nos deixe dormir (em um sono leve, claro) rapidamente.

Dica: Acesse também esse artigo que explica como aguentar o sono no trabalho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acordar sem sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.