Partilhar

Como agir diante de uma hipoglicemia

Como agir diante de uma hipoglicemia

As pessoas diabéticas podem ter alterados seus níveis de glicose no sangue produzindo as hiperglicemias quando os níveis estão acima dos valores normais e hipoglicemias quando estão abaixo do normal. Ainda que em ambos os casos seja preciso tomar medidas, a hipoglicemia é o caso que requer uma intervenção imediata, por isso em umComo queremos explicar a vocês como agir diante de uma hipoglicemia para que saibam que passos devem seguir.

Também lhe pode interessar: Como agir diante de uma lipotimia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário saber que a hipoglicemia pode ocorrer de forma assintomática, isto é, sem nenhuma evidência prévia de que os níveis de glicose são muito baixos. Ainda assim, existem alguns sintomas que podem ser sinal de uma hipoglicemia:

  • Tremores
  • Suores
  • Frio
  • Tonturas
  • Enjoo
  • Visão turva
  • Nervosismo
  • Fome
  • Mal-estar no estômago
2

Será necessário verificar os níveis de glicose através do glicosímetro e se estiverem abaixo de 70 mg/dL ficará confirmado que a pessoa em questão está com hipoglicemia.

3

Deste modo, na hora de agir diante de uma hipoglicemia, será necessário manter a calma e tratar de elevar os níveis de glicose no sangue. A forma mais rápida de aumentar a glicemia é tomando um copo de água com açúcar ou um suco, já que o líquido açucarado atuará mais rapidamente que os alimentos sólidos. Também pode ser um refrigerante açucarado ou, se não tiver outra coisa, pode ser uma fruta, um sachê de açúcar, balas, etc.

4

Passados 10-15 minutos, deverá ser verificado de novo o nível de glicose para saber se aumentou. Caso não tenha aumentado, deve-se repetir a ingestão de algum líquido ou alimento rico em glicose. Uma vez recuperada, será importante que a pessoa coma alimentos com carboidratos de absorção lenta (pão, bolachas, etc.) para evitar que a hipoglicemia se repita.

5

As pessoas diabéticas costumam levar consigo um medicamento destinado especificamente a aumentar a glicose no sangue, ao qual deveremos recorrer em caso de hipoglicemia se não subir o nível de açúcar. Trata-se do Glucagon que é administrado por via intravenosa, seguindo as instruções gráficas especificadas na embalagem.

Como agir diante de uma hipoglicemia - Passo 5
Imagem: guioteca.com
6

É importante referir que se a pessoa que está com hipoglicemia perder a consciência, NÃO deverá ser administrado a ela nenhum tipo de bebida nem alimento. Será necessário chamar os serviços de emergência através do telefone 911 e colocá-la em posição lateral de segurança para evitar que engasgue ou se afogue.

Isto significa deitá-la no chão, flexionar o braço interno formando um ângulo reto, bem como a perna externa, e virá-la para colocá-la de lado. O dorso da mão do lado externo deverá ser colocado embaixo da bochecha.

Como agir diante de uma hipoglicemia - Passo 6
Imagem: gobiernodecanarias.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir diante de uma hipoglicemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como agir diante de uma hipoglicemia

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Oliveira
Boa Tarde ..... Grane equipe. venho me tratando a a nos e todos dizem que eu tenho crises convusivas, ja trocaram ce remedios e e intrmitente os sintomas são os apresentados no explicativo desmaio,tremores e nervosismo pelo fato não escolher ambiente nem hora, fui socorrido pelo SUS e a infermeira me reportou estes sintomas e que eu estava co 52mg/ml. focarei nesta maravilhosa explicação já que ate hoje ninguem conseguiu provar a causa dos meus desmaio que afrimão ser crise de convulção.
Rui Cassolongo
ola boa tarde para esta grande equipe de umcomo. por favor necessito de tirar algumas duvidas acerca das caimbras. Sera que as caimbras que aparecem constantimente no period noturno é sinal de uma possivel trombose?.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rui, penso que as cãibras não são sinal de trombose. Mas diante qualquer dúvida nada melhor que consultar o seu médico.
Rui Cassolongo
Essa tambem foi muito aproveitosa obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Que bom saber isso!

Como agir diante de uma hipoglicemia
Imagem: guioteca.com
Imagem: gobiernodecanarias.org
1 de 3
Como agir diante de uma hipoglicemia

Voltar ao topo da página