Como agir diante de uma lipotimia

Como agir diante de uma lipotimia

São muitas as causas que podem originar em uma lipotimia, isto é, em uma perda de consciência, seja ela total ou parcial. Por este motivo, quando nos encontramos com uma pessoa que desmaiou, deveremos saber como reagir e que medidas adotar para ajudá-la. Se quiser saber os passos que devem ser seguidos nestes casos, recomendamos a você consultar este artigo de umComo sobre como agir diante de uma lipotimia.

Passos a seguir:
1

Entre os sintomas da lipotimia, além de suor frio, visão turva, tontura e fraqueza, encontra-se a perda da consciência de modo parcial ou total e, portanto, o desmaio. Deste modo, sempre que possível, deveremos tratar de evitar que a pessoa inconsciente ou semi-inconsciente caia no chão e se machuque, pelo qual se recomenda deitá-la no chão em um lugar ventilado.

2

Antes de mais nada, quando nos encontramos diante de uma pessoa que está sofrendo de uma lipotimia, será fundamental manter a calma e evitar que o nervosismo piore a situação. Deveremos afrouxar a roupa que possa estar apertando-a, como a gola da camisa ou o cinto, para facilitar assim sua respiração.

3

Caso a pessoa esteja consciente, será benéfico levantar suas pernas uns 45º para facilitar que o sangue chegue ao cérebro; enquanto que se ela perdeu a consciência, deveremos colocá-la em posição lateral de segurança ou posição de recuperação a fim de evitar que engasgue ou se afogue.

Não deveremos administrar nenhum tipo de comida ou bebida a ela e, em casos de inconsciência, o mais apropriado será avisar os serviços de emergência através do telefone 192.

Imagem: gobiernodecanarias.org
4

Do mesmo modo, deveremos evitar as aglomerações de gente ao redor da pessoa que sofreu uma lipotimia, assim como não deveremos deixar a pessoa em questão sozinha em nenhum momento.

5

Caso a lipotimia ocorra na rua e faça frio, deveremos evitar que a pessoa sinta frio, tapando-a com casacos. Ao recuperar a consciência, a pessoa deverá levantar-se muito lentamente para evitar sofrer de novo tonturas ou voltar a desmaiar.

6

É possível que o que aparentemente fosse uma lipotimia seja outro problema e a pessoa em questão perca a consciência por outras causas, como pode ser a hipoglicemia nos diabéticos. Por isso, será fundamental avisar os serviços médicos para que possam avaliar o caso e adotar as medidas apropriadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir diante de uma lipotimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.