Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas

Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas
Imagem: Cubasi

O sentimento de liberdade e independência na juventude associado a certas inseguranças criam um ambiente propício para que o jovem aceite usar drogas. Não sabe como lidar com a pressão dos amigos nas festas? Ou é pai e ainda não conversou com seu filho antes do primeiro contato para evitar problemas futuros? Em umComo.com.br você descobre como agir no caso de lhe ser oferecido drogas.

Aprenda tudo o que puder

O melhor remédio para qualquer mal sempre é a informação. Exerça o seu direito de não usar nenhuma droga e aprenda tudo o que puder sobre elas antes de que lhe ser oferecida em festas ou na escola.

Se tiver de ensinar aos filhos sobre o mal que elas causam ao corpo. Além de ilegais, drogas como maconha e cocaína são altamente prejudiciais, embora muitas pessoas discordem desse ponto de vista. Mas cerveja e outras bebidas também são drogas e jovens que assistem aos pais consumindo esses produtos em casa, em demasia, certamente estão recebendo um péssimo exemplo.

Ignore a pressão dos amigos

Lembre que os amigos sempre exercerão uma pressão provocadora e que remédios, cerveja e outras bebidas alcoólicas também são drogas. Dê o exemplo. Se você ou seu filho não estiverem fortalecidos e bem informados para lidar com a questão, podem sucumbir ao uso.

A escolha sempre será sua seja de informar-se seja de propor um ambiente de conversa franca, sem preconceitos e de valores morais consolidados como respeito e responsabilidades com o próprio corpo.

Recue e saia de perto das pessoas

É comum nas festas que mesmo os amigos mais interessantes e envolventes sejam usuários de drogas como maconha, cocaína, cerveja e até medicamentos para emagrecimento ou depressão sem receita. Mesmo que a conversa esteja agradável, não se intime se te ofereceram qualquer psicotrópico.

Veja alguns meios de recusa e se afastar das pessoas:

- Diga “não, obrigada” ou “não é meu lance”.

- Diga que precisa cumprimentar alguém que acaba de chegar;

- Pegue o celular e diga que está tocando e você precisa atender.

- Na escola, fale que precisa ir ao banheiro ou use a desculpa do celular novamente.

Verdadeiros amigos e pessoas interessantes não o rejeitarão por que você não usa drogas como maconha, cerveja ou mesmo remédios para emagrecer sem receita médica. Ao contrário, valorizam sua escolha saudável e a coragem de viver de cara limpa.

Vida saudável é o melhor meio de evitar as drogas

Incentivar os amigos e filhos a terem uma vida saudável e produtiva é a melhor forma de manter-se longe do risco de usar drogas e de outras dependências como o consumo de remédios para emagrecimento ou depressão.

Passar noites inteiras jogando videogame é também um comportamento exagerado na adolescência e mesmo na vida adulta de acordo com médicos e psicólogos.

Suporte afetivo e cuidar da sua autoestima ou incentivar seu filho são os meios mais eficazes para evitar as drogas, além de ajudar você a criar adultos corajosos e conscientes para o futuro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir no caso de lhe ser oferecido drogas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Diga “Não” quando lhe oferecem drogas e instrua seus filhos desde cedo a lidar com o problema. Não é preciso ter medo. Se criminosos rondam a escola e o ameaçarem, o melhor é denunciar à polícia e transferir o aluno. Não há nada que compense viver com medo, submetido à pessoas ou uma dependência que só traz infelicidade e problemas.