Como ajudar meu filho bipolar


O transtorno bipolar (TBP) é um transtorno difícil para as pessoas que sofrem dele, e também para as pessoas que convivem com elas. Algumas vezes, temos essas pessoas bem perto e podemos nos sentir impotentes ao não saber como atuar, como conviver com uma pessoa com transtorno bipolar, ou como tratá-la. Mas, e se quem tem transtorno bipolar é nosso filho? Como podemos ajudar para que esteja melhor? Se eles estiverem melhor, nós como pais também estaremos. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo sobre como ajudar seu filho bipolar.
Informe-se sobre o transtorno, quanto mais souber, mais poderá ajudar. Informe também o seu filho.
Mantenha um horário para a medicação, prestando atenção para que a tome. Mantenha também um horário em casa, com uma rotina que ajude a dar segurança ao seu filho, e que suas horas de sono sejam as adequadas, também dentro de uma rotina.
Acompanhe seu filho ao médico e terapeuta. Faça com que seja consciente de que é pelo seu bem e que ajudarão ele a melhorar.
Controle sua alimentação, com uma dieta equilibrada, evitando cafeína ou açúcar (podem provocar episódios maníacos). O exercício físico também é uma boa opção.
Cuide-se você também. A situação pode lhe causar estresse, abatimento, e suas relações pessoais podem ser prejudicadas por causa do que implica cuidar de uma pessoa com TBP. Primeiro você deve se sentir bem para poder ajudar seu filho a melhorar.
Tenha paciência. Respire fundo e use técnicas de relaxamento em momentos críticos. Não se sinta culpado quando seu filho estiver em episódios depressivos ou mistos. Você não é culpado de nada, você é a força e o apoio que precisa.
Incentive seu filho a falar com você, escute-o atentamente e aconselhe naquilo que pedir ou que for oportuno. Sempre com um tom de voz suave e evitando discussões.
Tente ser o mais compreensivo possível nas mudanças bruscas de humor de seu filho. Pense que não é nenhum fator externo o que faz ele mudar, tudo tem a ver com seu transtorno bipolar.
Ajude seu filho a divertir-se. Será uma maneira de passar tempo juntos e evitar confrontações que possam causar mal-estar e problemas.
Se você se sentir abatido ou sem recursos, procure ajuda de familiares ou profissionais da saúde, mas não perca o controle. Se considerar necessário vá a um grupo de apoio para familiares ou amigos de pessoas com TBP.
Seja um apoio emocional e um pilar fundamental para seu filho sem chegar a se responsabilizar em excesso da sua vida, não ajude ele a fazer o papel de vítima. Evite fazer tudo, ele também tem que aprender a ser autônomo.
Pergunte o que precisa ou em que pode ajudar. As pessoas com transtorno bipolar, dependendo de seu estado, precisarão de umas coisas ou outras.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.