menu
Partilhar

Como ajudar meu filho bipolar

Como ajudar meu filho bipolar
Imagem: educandoalafamilia.blogspot.com

O transtorno bipolar (TBP) é um transtorno difícil para as pessoas que sofrem dele, e também para as pessoas que convivem com elas. Algumas vezes, temos essas pessoas bem perto e podemos nos sentir impotentes ao não saber como atuar, como conviver com uma pessoa com transtorno bipolar, ou como tratá-la. Mas, e se quem tem transtorno bipolar é nosso filho? Como podemos ajudar para que esteja melhor? Se eles estiverem melhor, nós como pais também estaremos. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo sobre como ajudar seu filho bipolar.

Passos a seguir:
1

Informe-se sobre o transtorno, quanto mais souber, mais poderá ajudar. Informe também o seu filho.

2

Mantenha um horário para a medicação, prestando atenção para que a tome. Mantenha também um horário em casa, com uma rotina que ajude a dar segurança ao seu filho, e que suas horas de sono sejam as adequadas, também dentro de uma rotina.

3

Acompanhe seu filho ao médico e terapeuta. Faça com que seja consciente de que é pelo seu bem e que ajudarão ele a melhorar.

4

Controle sua alimentação, com uma dieta equilibrada, evitando cafeína ou açúcar (podem provocar episódios maníacos). O exercício físico também é uma boa opção.

5

Cuide-se você também. A situação pode lhe causar estresse, abatimento, e suas relações pessoais podem ser prejudicadas por causa do que implica cuidar de uma pessoa com TBP. Primeiro você deve se sentir bem para poder ajudar seu filho a melhorar.

6

Tenha paciência. Respire fundo e use técnicas de relaxamento em momentos críticos. Não se sinta culpado quando seu filho estiver em episódios depressivos ou mistos. Você não é culpado de nada, você é a força e o apoio que precisa.

7

Incentive seu filho a falar com você, escute-o atentamente e aconselhe naquilo que pedir ou que for oportuno. Sempre com um tom de voz suave e evitando discussões.

Tente ser o mais compreensivo possível nas mudanças bruscas de humor de seu filho. Pense que não é nenhum fator externo o que faz ele mudar, tudo tem a ver com seu transtorno bipolar.

8

Ajude seu filho a divertir-se. Será uma maneira de passar tempo juntos e evitar confrontações que possam causar mal-estar e problemas.

9

Se você se sentir abatido ou sem recursos, procure ajuda de familiares ou profissionais da saúde, mas não perca o controle. Se considerar necessário vá a um grupo de apoio para familiares ou amigos de pessoas com TBP.

10

Seja um apoio emocional e um pilar fundamental para seu filho sem chegar a se responsabilizar em excesso da sua vida, não ajude ele a fazer o papel de vítima. Evite fazer tudo, ele também tem que aprender a ser autônomo.

11

Pergunte o que precisa ou em que pode ajudar. As pessoas com transtorno bipolar, dependendo de seu estado, precisarão de umas coisas ou outras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

4 comentários
A sua avaliação:
RAILDA ALMEIDA MATOS
MEU FILHO É BIPOLAR.SOU CULPADA.TIVE DEPRESSÃO PRÉ PARTO DURANTE E PÓS PARTO.MIM SINTO CULPADA.PELO AMOR DE DEUS MIM AJUDE.
Elza teixeira
Minha filha é bipolar e não consegue parar em emprego nenhum mesmo porque ela tem deficit de atenção e a psiquiatra dela não quer misturar a medicacão que ela toma para bipolaridade com a medicação para o deficit de atenção. Estou desesperada pois ela tem 36 anos e não consegue se fixarefere em lugar nenhum. O que fazer??
Daniela
Tenho uma filha com 16 anos de idade faz 2 anos que descobrimos que ela sofre de transtorno bipolar mas descobri muito tarde quando descobrimos ela já estava sofrendo tanto que tentou se matar então começamos a fazer o tratamento mas não mudou muita coisa e para piorar a situação ela engravidou agora tenho dois problemas e ela é muito difícil não estou dando conta de tudo isso sinto que estou ficando depreciava também tô muito cansada agente infelizmente descute muito ela é muito preguiçosa não ajuda muito com bebê não me ajuda em casa me responde com muita groceria me maltra muito ela vai ao psiquiatra mas fala que está bem que está ótima ela só quer ficar na rua..meu Deus estou desesperada me ajudem....
ADRIANA
Meu filho tem 27 anos, e esta preso, descobri que ele tem transtorno bipolar agora que uma medica do sistema prisional falou quero entender ele para ajudá-lo mas as vezes nem eu sei como as vezes ele ta vem outras vezes fica em uma tristeza tanta que tenho medo que se mate sei que e difícil para ele mas não sei como conversar com ele quando ele ta triste sempre falo pra ele ter pensamentos positivos que tudo vai dar certo mas não sei se e suficiente ele já esta preso num total de 7 anos por assaltos as vezes ele fala em mudar em outras ele fala que primeiro tem que ficar rico não sei mais como enfrentar so o que eu não quero e ver meu filho pra baixo e triste isto me consome gostaria de saber como deixar meu filho sempre bem com alegria não importa se estiver preso ou solto so o que quero e ver ele alegre me ajudem.

Como ajudar meu filho bipolar
Imagem: educandoalafamilia.blogspot.com
Como ajudar meu filho bipolar

Voltar ao topo da página