Partilhar

Como ajudar meu filho com anorexia

Como ajudar meu filho com anorexia
Imagem: saludcomunitaria2g.blogspot.com.es

A anorexia é um transtorno alimentar detectado sobretudo em adolescentes, e provoca muitos problemas na família. Se tem um filho com este transtorno, certamente que perguntará de que maneira pode lhe ajudar e ao mesmo tempo proteger o resto de sua família e a você mesmo. Embora não seja o mesmo ajudar um filho com doze anos do que com vinte, em umComo.com.br queremos guiar você com normas gerais para orientá-lo sobre como ajudar seu filho com anorexia.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem anorexia nervosa
Passos a seguir:
1

Conheça profundamente a doença que está afetando seu filho. Procure informação sobre a anorexia e sobre como atuar tanto antes como após o longo processo de recuperação.

2

Deixe claro que o ama e que estará ao seu lado. Seu carinho é essencial para seu filho, ainda que às vezes tenha comportamentos de rejeição, não desista. Você é o mais importante em sua vida.

3

Ponha normalidade em sua vida. Não significa deixar o problema de lado, mas estar continuamente falando disso pode ser inclusive pior. Tente não centralizar tudo em sua doença porque ela se agravará. Façam coisas normais que têm sempre feito em outros momentos, como sair às compras, passear, ir ao cinema, etc. Procure momentos para passar tempo juntos sem pensar na anorexia.

4

Fale com seu filho/a e sobretudo, escute-o. Ter uma boa comunicação é importante. Seguramente lhe custará falar sobre o que lhe está acontecendo, mas é importante que o faça para sua boa evolução. É imprescindível que seu filho/a saiba que estará ao seu lado para escutá-lo, apoiá-lo e sobretudo para não julgá-lo. Nunca permita as manipulações.

5

Se tem mais filhos, não os deixe de lado; nem a eles nem ao seu parceiro. Tente levar suas vidas com a maior normalidade possível, e se não esqueça de algo importante, eles também precisam de você.

6

Vá a um especialista se precisa saber como dirigir a situação em seu lar. Deverá manter normas de convivência e de refeições na casa. Decida o que comer em casa, sendo variadas e saudáveis. Sem mudanças drásticas pela atual situação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho com anorexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como ajudar meu filho com anorexia

Como ajudar meu filho com anorexia
Como ajudar meu filho com anorexia

Voltar ao topo da página