Partilhar
Partilhar em:

Como ajudar meu filho com dislalia

Como ajudar meu filho com dislalia
Fonte: ellahoy.com

Se seu filho tem dislalia você com certeza já possui a ajuda de um fonoaudiólogo, mas é muito importante ajudá-lo também em casa com muita colaboração da família. O objetivo do fono e da ajuda familiar é que a criança aprenda a articular os sons. Mas, o que pode fazer em casa para que seu filho com dislalia possa melhorar e você possa ajudá-lo? Em umComo.com.br queremos orientar você sobre como ajudar seu filho com dislalia.

Respiração

Em casa não é necessário fazer o mesmo que o fonoaudiólogo faz nas sessões de tratamento, mas sim o que lhe aconselha. Uma forma a mais de ajudá-lo em casa é trabalhar a respiração com seu filho. Desta forma você ajuda seu filho a melhorar sua função respiratória, percepção, discriminação auditiva e agilidade buco-facial.

Alguns exercícios

Para ajudar seu filho com a respiração é aconselhável fazer exercícios divertidos que potenciem o sopro.

  • Assoprar seu rosto. Podemos fazer uma brincadeira de assoprar no rosto para "refrescá-lo". Faça seu filho assoprar primeiro, sem encher as bochechas e depois inflando. Tampem o nariz em alguma das vezes para se certificar de que sai todo o ar pela boca.
  • Assoprar as mãos. Primeiro você assopra as mãos do seu filho com diferentes intensidades, depois diga a ele que assopre nas suas mãos. Finalmente, ele deve assoprar nas suas próprias mãos para descobrir a intensidade do seu sopro.
  • Encher bexiga. Tenha à mão bexigas de diferentes tamanhos para poder encher entre os dois. Pode fazê-lo de diferentes maneiras, enchendo uma entre os dois e ver quem acaba antes, encher uma maior e depois uma menor e cronometrar o tempo, etc.
  • Fazer bolas de sabão. Vocês podem fazer bolas de sabão de forma caseira ou com brinquedos feitos para isso. O importante é que seu filho assopre para fazer as bolas e sinta a gratitude de estar fazendo direito ao ver as bolas voarem.
  • Fazer catavento. Faça com seu filho um catavento de papel com uma varinha de suporte, para depois assoprar e ver o que acontece. Quando pintarem, podem combinar com cores para que seja mais chamativo ao assoprar.
  • Assoprar papel. Coloque pedaços de papel sobre a mesa, considerando a capacidade de sopro do seu filho. Brinque com seu filho de cronometrar para ver quem consegue jogar antes todos os papéis no chão usando o sopro.
  • Assoprar um instrumento musical. Pode ser uma trompeta, uma flauta ou qualquer instrumento musical que emita um som através do sopro.

Siga as diretrizes

A respiração das crianças com dislalia costuma ser superficial, entrecortada e com dificuldades para assoprar. É possível que seu filho apresente problemas de articulação e pode ser difícil para ele seguir os exercícios propostos pelo fonoaudiólogo, ou inclusive os que recomendam a você para praticar em casa com ele, mas com paciência vai melhorar. Além destes exercícios de respiração, siga as pautas que o profissional aconselha para realizar em casa.

Mais informação

Em umComo também pode descobrir como é o tratamento da dislalia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho com dislalia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como ajudar meu filho com dislalia

O que lhe pareceu o artigo?

Como ajudar meu filho com dislalia
Fonte: ellahoy.com
Como ajudar meu filho com dislalia