Partilhar
Partilhar em:

Como ajudar meu filho com dislalia

Como ajudar meu filho com dislalia
Fonte: ellahoy.com

Se seu filho tem dislalia você com certeza já possui a ajuda de um fonoaudiólogo, mas é muito importante ajudá-lo também em casa com muita colaboração da família. O objetivo do fono e da ajuda familiar é que a criança aprenda a articular os sons. Mas, o que pode fazer em casa para que seu filho com dislalia possa melhorar e você possa ajudá-lo? Em umComo.com.br queremos orientar você sobre como ajudar seu filho com dislalia.

Respiração

Em casa não é necessário fazer o mesmo que o fonoaudiólogo faz nas sessões de tratamento, mas sim o que lhe aconselha. Uma forma a mais de ajudá-lo em casa é trabalhar a respiração com seu filho. Desta forma você ajuda seu filho a melhorar sua função respiratória, percepção, discriminação auditiva e agilidade buco-facial.

Alguns exercícios

Para ajudar seu filho com a respiração é aconselhável fazer exercícios divertidos que potenciem o sopro.

  • Assoprar seu rosto. Podemos fazer uma brincadeira de assoprar no rosto para "refrescá-lo". Faça seu filho assoprar primeiro, sem encher as bochechas e depois inflando. Tampem o nariz em alguma das vezes para se certificar de que sai todo o ar pela boca.
  • Assoprar as mãos. Primeiro você assopra as mãos do seu filho com diferentes intensidades, depois diga a ele que assopre nas suas mãos. Finalmente, ele deve assoprar nas suas próprias mãos para descobrir a intensidade do seu sopro.
  • Encher bexiga. Tenha à mão bexigas de diferentes tamanhos para poder encher entre os dois. Pode fazê-lo de diferentes maneiras, enchendo uma entre os dois e ver quem acaba antes, encher uma maior e depois uma menor e cronometrar o tempo, etc.
  • Fazer bolas de sabão. Vocês podem fazer bolas de sabão de forma caseira ou com brinquedos feitos para isso. O importante é que seu filho assopre para fazer as bolas e sinta a gratitude de estar fazendo direito ao ver as bolas voarem.
  • Fazer catavento. Faça com seu filho um catavento de papel com uma varinha de suporte, para depois assoprar e ver o que acontece. Quando pintarem, podem combinar com cores para que seja mais chamativo ao assoprar.
  • Assoprar papel. Coloque pedaços de papel sobre a mesa, considerando a capacidade de sopro do seu filho. Brinque com seu filho de cronometrar para ver quem consegue jogar antes todos os papéis no chão usando o sopro.
  • Assoprar um instrumento musical. Pode ser uma trompeta, uma flauta ou qualquer instrumento musical que emita um som através do sopro.

Siga as diretrizes

A respiração das crianças com dislalia costuma ser superficial, entrecortada e com dificuldades para assoprar. É possível que seu filho apresente problemas de articulação e pode ser difícil para ele seguir os exercícios propostos pelo fonoaudiólogo, ou inclusive os que recomendam a você para praticar em casa com ele, mas com paciência vai melhorar. Além destes exercícios de respiração, siga as pautas que o profissional aconselha para realizar em casa.

Mais informação

Em umComo também pode descobrir como é o tratamento da dislalia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho com dislalia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como ajudar meu filho com dislalia

Como ajudar meu filho com dislalia
Fonte: ellahoy.com
Como ajudar meu filho com dislalia