Partilhar

Como ajudar meu filho com mutismo seletivo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: depsicologia.com

Em umComo falamos sobre como tratar do mutismo seletivo. Este transtorno aparece em crianças com idades inferiores a dez anos. A criança é incapaz de falar em situações específicas, embora em casa possa falar corretamente. É um transtorno raro e difícil de detectar e qualquer de suas apresentações pode persistir ao longo do tempo.

O que acontece quando é seu filho quem sofre de mutismo seletivo? Como você pode ajudá-lo em casa para que melhore? Às vezes, pode ser difícil de fazer, mas em umComo.com.br, queremos orientá-lo sobre como ajudar seu filho com mutismo seletivo.

Foto: depsicologia.com

Passos a seguir:
1

Informe-se sobre o mutismo seletivo e entenda quais são seus sintomas. Lembre-se que, para ajudar o seu filho, primeiro é necessário entender o que está acontecendo com ele.

2

Elimine todas as pressões sobre o seu filho para que ele fale. Informe-o que você entende seus medos de falar ou suas dificuldades para se expressar em situações concretas.

3

Ofereça segurança ao seu filho e faça-o entender que o ajudará a melhorar em seu processo.

4

Quando seu filho melhorar, elogie-o.

5

Ofereça compreensão quando a criança tiver dificuldades ou frustrações.

6

Tanto você como o seu parceiro devem caminhar na mesma direção para ajudar o seu filho. Nunca deve haver contradições que possam confundi-lo.

7

Quando a criança decidir expressar algo, encoraje-a.

8

Não pressione o seu filho com perguntas sobre se tem falado ou se relacionado no colégio ou em outros lugares, já que deste modo só conseguirá que se frustre.

9

Procure jogos específicos para promover a interatividade e que estes jogos lhe convidem a falar e a se divertir ao mesmo tempo, desta forma, será mais fácil lidar com o mutismo seletivo.

10

É provável que seu filho precise de terapia e a ajuda de um profissional para tratarem juntos o mutismo seletivo. Consulte-o para que diagnostique o seu filho e possa guiar o tratamento adequado, bem como guiá-lo/a em seu processo de ajuda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar meu filho com mutismo seletivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como ajudar meu filho com mutismo seletivo

Imagem: depsicologia.com

Voltar ao topo da página