Partilhar

Como ajudar o meu filho a controlar a enurese

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: motumb2b.com

Entre os 4 e 5 anos de idade uma criança deveria ser capaz de controlar a urina, mas muitas vezes isso não acontece. Também pode acontecer que o seu filho consiga o controle da urina e depois de um tempo a enurese apareça novamente. Isso é muito comum, por exemplo quando nasce um irmão mais novo ou devido a determinados traumas vividos pela criança. Não se preocupe; se o seu filho tem enurese, em umComo vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba como ajudar meu filho a controlar a enurese.

Também lhe pode interessar: Como tratar a enurese com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

A enurese carateriza-se pela micção involuntária, principalmente durante a noite na cama. A criança durante o dia pode não apresentar qualquer problema em reter a urina e ir de forma apropriada ao banheiro, mas à noite ocorrer a emissão involuntária de urina. Por norma, as crianças que fazem xixi na cama têm um sono profundo e não acordam enquanto estão a fazer xixi.

2

Primeiro que tudo deve consultar um médico. É importante que ele faça um diagnóstico adequado do problema. Muitas vezes, a enurese pode ser um sintoma associado a outro tipo de condições do sistema urinário.

Como ajudar o meu filho a controlar a enurese - Passo 2
Imagem: saudeinfantil.blog.br
3

Para ajudar o seu filho a controlar a enurese, uma das coisas que pode fazer é evitar que consuma muita quantidade de líquido antes de dormir. Além disso, deverá certificar-se de que esvazia a bexiga antes de se deitar, para diminuir as chances de fazer xixi involuntariamente durante a noite.

4

Segurar a vontade de ir ao banheiro. Durante o dia quando o seu filho pedir para ir ao banheiro, tente fazer ele esperar alguns minutos. Deste modo, a bexiga começa a se exercitar no processo de reter-expulsar, aumentando assim, a sua capacidade.

5

Esteja atento aos seus comportamentos. Tente registrar os momentos de incontinência, a hora, o lugar, o momento exato. Quando aprender a reconhecer estes momentos, poderá preveni-los.

6

Interrupção na hora de urinar. Quando a criança estiver no banheiro urinando, alguns segundos antes de terminar, peça para que interrompa o processo. Desta forma vai fortalecendo os músculos da bexiga.

7

Hábitos. Tente que o seu filho vá ao banheiro diariamente dentro dos mesmos horários. Pode indicar a ele a importância de fazer isso quando se levanta e antes de se deitar.

8

Ensino. Quando a criança tiver incontinência, peça que ajude você a trocar os lençóis e ensine-o, pouco a pouco, a trocar de roupa. Desta forma, a criança começa a ter consciência do que está acontecendo.

9

Motivá-lo. À medida que o tempo passa, é importante que a criança possa ir fazendo só estes avanços. Cada vez que consiga um avanço é importante dizer a ele que está feliz por ter conseguido chegar até onde chegou. Se quiser mais dicas para ajudar o seu filho a controlar a enurese, não deixe de conferir este artigo em que explicamos como tratar a enurese com remédios caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o meu filho a controlar a enurese, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como ajudar o meu filho a controlar a enurese

Imagem: motumb2b.com
Imagem: saudeinfantil.blog.br
1 de 2

Voltar ao topo da página