Partilhar

Como ajudar o meu filho com dislexia a ler

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: problemainfantil.com

No umComo temos vários artigos sobre como ajudar na aprendizagem do seu filho, uma vez que é muito importante para a criança sentir o acompanhamento dos pais. A leitura incentiva nas crianças o pensamento reflexivo e a ter imaginação. Quando você tem uma criança com dislexia também tem que incentivar esse hábito. Mesmo que seu filho apresente dificuldades de leitura, você tem que ajudá-lo a ler, porque mesmo que custe você deve saber que ele é capaz de o fazer. Por isso, em umComo.com.br queremos ajudá-lo para que saiba como ajudar seu filho com dislexia a ler.

Também lhe pode interessar: Como ajudar meu filho com dislexia em casa

Jogos para incentivar a consciência fonológica

É muito importante que para ser capaz de ajudar o seu filho o faça através do jogo e não por meio de punição ou repreensão. Para isso, passe tempo com seu filho e não o critique quando ele fizer algo de errado, deve sim elogiá-lo quando fizer algo bem.

Sugiro alguns jogos para melhorar a sua consciência fonológica e, deste modo ajudar a leitura através do jogo:

  • Escolha a primeira letra do nome de seu filho ou de forma aleatória, e durante todo o dia procure itens que começam com essa letra, e anote em um bloco de notas. À noite, conte todas as palavras encontradas.
  • Invente rimas divertidas.
  • Jogue com o som das letras. Por exemplo, fazer o som do m e pedir que encontre a letra em um texto, e uma vez localizada, peça que leia a palavra inteira.
  • Cante junto canções que agradam a seu filho batendo palmas nas sílabas no ritmo da música.
  • Jogue diferentes jogos tradicionais.

Melhore a memória e o vocabulário

Para melhorar a memória e o vocabulário através de jogos em casa, sugiro algumas dicas:

  • Lembrar do nomes das pessoas.
  • Lembrar das profissões dos pais, mães e amigos.
  • Aprender os números de telefone e chame para verificar se ele está correto e, mantenha uma conversa por telefone.
  • Acompanhá-lo às compras e dizer o que você tem que pegar e lembre-se de onde localizar e ir buscar.
  • Saber os dias da semana e meses do ano.
  • Jogue o jogo dos sete erros com folhas e desenhos.
  • Coloque vários objetos sobre uma mesa, deixe um minuto e remova um ou dois objetos para descobrir qual falta.
  • Jogue descrições e adivinhe o que é.
  • Lembrar o que fez no dia anterior, o que comeu ou jantou, etc.

Leitura

Você também pode ajudar o seu filho a ler com estas dicas:

Antes da leitura:

  • Converse com seu filho sobre o que ele vai ler e por quê.
  • Lembre-se de informações para ajudá-lo a compreender o tema.
  • Para se fixar em partes do livro que fornecem informações sobre a sua estrutura como o índice.

Durante a leitura:

  • Quando você lê um parágrafo, fale com ele sobre o que você acabou de ler.
  • Encoraje-o a perguntar o que não entende.
  • Dê soluções quando ele não entender alguma coisa, como olhar no dicionário com a sua ajuda uma palavra desconhecida.

Depois de ler:

  • Fale com ele sobre o que ele leu e pergunte se gostou ou não.
  • Se for uma leitura para a escola, ele pode escrever perguntas para comentar com o professor na classe.
  • Lembre-se do novo vocabulário.
  • Pode resumir uma ou duas frases para classificar a história ou fazer um pequeno esquema.

Outras dicas para ajudar seu filho em sua leitura

Converse com profissionais da escola de seu filho e siga as suas orientações. É importante que as famílias e as escolas sempre caminhem na mesma direção.

Atribuir o hábito da leitura para o seu filho tornando o mais agradável possível e não como algo imposto. Ao contrário de ler na escola para aprender, ler para o lazer para melhorar a sua capacidade reflexiva e para melhorar a leitura, e superar as suas dificuldades.

Ofereça livros de seu interesse. Mesmo se você considere um determinado livro adequado, se sentir que ele não quer ler, o melhor é deixá-lo escolher o que deseja ler. Lembre-se que seu objetivo é ajudar a melhorar e reforçar o hábito da leitura e não sobrecarregá-lo com o que você acha que é a melhor leitura.

Seja paciente e esteja ciente de que cada criança tem um ritmo de aprendizagem diferente.

Dê o exemplo e leia também. Leia com ele, leia duas páginas. Faça como achar melhor, mas leia regularmente, sem fazê-lo de forma forçada.

Mostre ao seu filho a utilidade da leitura, assistindo filmes legendados, a leitura de notícias no jornal, consultando catálogos, lendo uma receita, fazendo-o ler as instruções para jogar um jogo, escrevendo notas, deixando observações na geladeira, etc.

Quando você percebe que seu filho está cansado ou a situação o deixa ansioso, é melhor deixar para outra hora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o meu filho com dislexia a ler, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como ajudar o meu filho com dislexia a ler

2 comentários
Marcia
boa tarde tenho filho com Dislexia como posso fazer pra ajuda ele a ler ele já esta 10 anos como posso ajuda ele .
Sandra
Escolhi a dislexia no contexto escolar como tema da minha monografia. Estou buscando informações sobre o problema ser uma falta de leitura ou uma patologia.Esse site me orientou bastante, mas gostaria de alguma coisa que me desse mais embasamento.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Sandra, ficamos muito contentes por termos conseguido ajudar você na sua monografia. Nesse link pode ver mais informações sobre dislexia: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=dislexia Espero que ajude e boa sorte! Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Imagem: problemainfantil.com

Voltar ao topo da página