Como ajudar um alcoólatra

Como ajudar um alcoólatra

Na atualidade o papel do álcool na nossa sociedade é cada vez maior, é uma das poucas drogas que está legalizada e que é de fácil acesso para todos. O consumo de álcool em grandes quantidades e com uma frequência diária leva ao vício. Quem sofre de alcoolismo tem uma dependência fisiológica e psicológica do álcool que paulatinamente o leva a uma deterioração física e mental. O alcoólatra devido ao seu vício pode perder seu trabalho, seu casamento e chegar a um estado de deterioração absoluto. O período de abstinência ao álcool pode tornar-se insuportável para quem sofre de alcoolismo, já que seu organismo precisa desta droga para eliminar os sintomas produzidos pela mesma. Aqui lhe daremos algumas recomendações para ajudar um alcoólatra.

Passos a seguir:
1

Acompanhe seu ente querido a uma visita ao médico. É importante consultar um profissional de saúde para que ele avalie o grau de dependência que a pessoa tem do álcool. Muitas vezes, se o consumo é abandonado bruscamente, a pessoa pode experimentar o que se conhece como "delirium tremens", este pode gerar alucinações e convulsões físicas. É por isso que, em primeiro lugar, é importante consultar com um médico especialista.

2

Mostre-lhe seu apoio. É importante que ele saiba que você vai estar aí para cuidá-lo e apoiá-lo. Demonstre a ele que pode contar com você e que não precisa ter medo, porque a situação será enfrentada por ambos. Fale do vício dele e de como isso influencia em sua vida e em suas relações. Trate de que seja consciente do que está acontecendo e da importância de procurar ajuda profissional. Para obter resultados positivos, é fundamental que seja ele quem queira deixar o álcool.

3

Realize atividades novas. É importante que durante os momentos de sobriedade vocês relaxem, realizem atividades criativas. Deste modo, também mantém a mente dele ocupada em atividades que fomentam o lazer e o pensamento positivo.

4

Melhore os hábitos alimentares. É importante adotar uma alimentação saudável que permita limpar o organismo. É importante comer alimentos com muita fibra, bem como lácteos desnatados e vegetais. Evite na medida do possível que ele consuma muita carne. Também deve-se evitar os alimentos embalados e artificiais, e promover todos os alimentos naturais. Reforce o consumo de frutas, como a uva e a maçã.

5

Reconheça as mudanças que ele tem feito. É fundamental que o alcoólatra se sinta reconfortado em seus progressos, é por isso que é importante reconhecer a parte positiva de suas mudanças e estimulá-lo a que continue assim.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar um alcoólatra, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • É de vital importância ir a um médico para que ele indique o tratamento adequado a seguir.
  • Não desista, peça apoio aos amigos e familiares. Seu ente querido precisa de você forte e tranquilo para poder sair deste vício.