menu
Partilhar

Como ajudar uma criança a dormir na sua cama

Como ajudar uma criança a dormir na sua cama

Fazer com que uma criança durma sozinha no seu quarto nem sempre é tarefa fácil. Às vezes a criança não quer dormir sozinha porque desde muito pequena tem o hábito de dormir com os seus pais. Outras vezes, geralmente a partir dos 2 anos, ocorrem regressões nas crianças que dormiam sozinhas e que de repente choram na hora de ir dormir ou levantam-se à noite para ir para a cama dos seus pais. O motivo desta regressão pode ser a transição do berço para uma cama, o nascimento de um irmãozinho, terrores noturnos, etc. A partir dos 2 anos geralmente a criança já alcançou o nível de desenvolvimento cognitivo suficiente para que possamos recorrer a uma tabela de objetivos para fazer com que a criança durma na sua cama. Neste artigo de umComo damos-lhe alguns conselhos para que o consiga com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como usar a lavanda para dormir
Passos a seguir:
1

Há algum motivo em particular para que a criança esteja dormindo na cama dos seus pais? Tem medo à noite? Procura atenção? Em muitos casos, as crianças apenas querem abraçar os seus pais, estar perto e sentir segurança de saber que estão ali com eles. É por isso que, o primeiro passo é perceber porque a criança quer dormir consigo e começar a pensar em alternativas para satisfazer esta necessidade.

2

Pense nos sentimentos que o seu filho associa naturalmente ao fato de ir dormir na sua cama e depois procure uma forma de criar essas emoções em outras atividades que possa compartilhar durante o decorrer do dia. Por exemplo, pode começar com um novo hábito: ler um capítulo de um livro ou contar uma história ao seu filho em voz alta todas as noites quando já estiver na cama. Desta forma, criará a ligação emocional que sentia dormindo consigo e não terá que enfrentar desde o início a situação de ter que dormir sozinho no seu quarto.

Como ajudar uma criança a dormir na sua cama - Passo 2
3

Pense no que funciona em particular para o seu filho. Algumas crianças conseguem fazê-lo melhor quando as mudanças se cumprem desde o início, pelo contrário, outros parecem se adaptar melhor a dormir sozinhos quando têm a oportunidade de fazer a transição pouco a pouco.

4

Pode ter a certeza que o seu filho resistirá à sua tentativa e tentará criar uma nova barreira e fará tudo quando possível para voltar à sua cama para dormir consigo. Mas, o que deve fazer nesta situação? Tenha em conta que se ceder ao choro e birras, a única coisa que conseguirá será reforçar a estratégia que o seu filho está levando a cabo para que você mude de opinião e lhe permita continuar dormindo consigo. É por isso que deve se certificar de que está absolutamente decidido a suportar isto antes de realizar a mudança ou corrigir o comportamento da criança.

Como ajudar uma criança a dormir na sua cama - Passo 4
5

De seguida, mostramos-lhe uma forma divertida de conseguir que as crianças durmam sozinhas no seu quarto, para que assim seja mais fácil de se adaptar a esta nova situação, tome nota:

  • Desenhe em uma cartolina uma grade de 10 quadrados.
  • No final do último quadrado, cole uma foto ou um desenho de algum brinquedo ou de uma atividade que a criança goste muito.
  • Em algum lugar da cartolina, cole uma foto ou um desenho da cama ou da criança dormindo.
  • Cada vez que a criança dormir sozinha na sua cama toda a noite, preencha um quadrado com um adesivo ou um desenho da manhã seguinte.
  • Quando a criança tiver conseguido preencher todos os quadrados obterá o seu prêmio.

Antes de colocar esta brincadeira em prática, planeja-a com a criança: explique-o o que é, qual é o prêmio final e que tem de dormir na sua cama sozinho para o conseguir. Para funcionar, é importante:

  • Seja rigoroso: se a criança se levantou durante a noite, na manhã seguinte não há adesivo e deve explicar-lhe porquê.
  • Seja constante: não deve retirar a grade se faltarem apenas duas noites. Devemos lembrar isso à crianças quantas vezes sejam necessárias.
  • Quando tiver conseguido que a criança durma sozinha no seu quarto, continue reforçando o comportamento com a sua aprovação para que o comportamento continue embora não haja um prêmio final.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma criança a dormir na sua cama, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Nas lojas encontrará tabelas de objetivos já feitas, mas o melhor é fazê-la com a criança para que fique estimulada com o projeto.
  • As tabelas podem servir para vários objetivos, mas quando o objetivo é especialmente difícil para a criança, é melhor centrar-se apenas num.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
LARISSA ARRONILAS DE LEO
Bom dia! Tenho um filho de 6 anos que quando dorme no próprio quarto, acorda por volta das 3 da madrigada e vem para o meu quarto. Em dias que estou exausta ele dorme no meu quarto mesmo, pois, ao acordar durante a noite nao consigo mais dormir. Sinceramente não sei como lidar e estou ficando muito cansada. O sono dele oscila e ele acorda e vem para a minha cama...
Hugo
Ótima ideia. Escrevi um livro sobre o tema: Super-herói dorme sozinho. Na história, Léo era um garoto que tinha medo de dormir sozinho e também sonhava em ser um super-herói. Seus pais usaram esse grande sonho pra transformar a tarefa de dormir sozinho em uma divertida missão. Acredito que possa inspirar as crianças ;) Elas adoram super-heróis. E eles também precisam enfrentar seus medos. O Batman é ótimo exemplo.
elisangela
Olha o meu e autista e eu tenho sempre problema com o meu filho qdo ele vai durmir ele nao consegue durmir no quarto dele nao sei o que fazet

Como ajudar uma criança a dormir na sua cama
1 de 3
Como ajudar uma criança a dormir na sua cama

Voltar ao topo da página