Como ajudar uma pessoa com ansiedade

Como ajudar uma pessoa com ansiedade

Todos nós alguma vez na vida já sofremos de ansiedade, pois este é simplesmente um mecanismo de alerta que o organismo usa para avisar de que algo não está bem. Portanto, quando sentimos medo ao caminhar por uma rua escura ou nervosismo antes de uma apresentação importante, estamos sentindo ansiedade.

No entanto, quando o cérebro está constantemente em estado de alerta sem motivo, considera-se que a pessoa sofre de ansiedade ou de transtorno de ansiedade generalizada. No geral, ambas as condições devem ser tratadas por um especialista, no entanto, quem sofre de ansiedade precisa de muita ajuda das pessoas ao seu redor. Se quiser saber como ajudar uma pessoa com ansiedade, leia com atenção este artigo de umComo para encontrar todas as soluções que precisa.

Passos a seguir:
1

As pessoas com ansiedade costumam se sentir pressionadas pelos seus sintomas e inclusive podem ter ansiedade por medo dela, o que às vezes as leva a cair no desespero e no pânico. Portanto, para ajudar uma pessoa com ansiedade a primeira coisa que deve fazer é compreendê-la, pois a ansiedade é involuntária, custa muito a controlar e na maioria das vezes não depende da pessoa.

Entender os sintomas da ansiedade, ter em consideração que é uma reação mecânica do cérebro, compreender que pode haver crises e dar muito apoio, transmitindo que tudo vai dar certo é imprescindível. As pessoas com ansiedade se sentem incompreendidas e muitas vezes envergonhadas, por isso é tão importante se colocar no lugar delas e que elas saibam que entendemos como se sentem.

2

Deve motivá-la; não deixe que a ansiedade se apodere do seu estado de ânimo e que a faça pensar que é o fim do mundo. Pode procurar uma lista de famosos que tiveram ansiedade e que levam a sua vida de forma normal. Mostrar sempre o lado bom das coisas, demonstrar que as situações não são tão graves e colocar seus pés no chão também é necessário para ajudar.

3

Existe uma pergunta que serve para ajudar uma pessoa com ansiedade: "seu medo tem justificação?". Na maioria das vezes esta resposta é negativa, porque o medo não é justificado e sim criado pelo cérebro que está constantemente enviando mensagens de alerta. Entender que tudo está na mente e que esses sintomas são apenas uma manobra do organismo é algo necessário para reduzir os níveis de angústia e chamar à razão.

4

Outra forma de ajudar é ensinando-a a respirar corretamente. Quando se inala pelo nariz e se exala lentamente pela boca, o cérebro automaticamente desacelera o movimento da amígdala que demanda a ansiedade e começam a desaparecer os sintomas, retornando a calma. Para que que isso funcione é necessário fazer respirações por mais de 15 minutos com o diafragma.

5

A meditação é uma excelente disciplina para gerar calma, diminuir o estresse e acalmar os nervos. O ideal é meditar todos os dias por 20 minutos e não é necessário ir a um templo ou sentar-se com as pernas cruzadas e repetir mantras: basta estar em uma posição cômoda, começar a respirar muito lentamente pelo nariz e exalar pela boca e concentrar-se, o máximo possível, no ritmo do ar ao mesmo tempo em que ignora os pensamentos que possam aparecer. Sim, funciona! Conheça no seguinte artigo todos os benefícios da meditação para a saúde.

6

Também pode ajudar uma pessoa com ansiedade motivando-a a fazer exercício. O exercício tem o poder de dissipar os sintomas da ansiedade de uma forma quase mágica, ao ponto de que após 30 minutos de treinamento a ansiedade desaparece durante o resto do dia. O efeito que o exercício tem na produção de serotonina (hormônio do bem-estar) permite que a pessoa se mantenha com bom humor por mais tempo e o cérebro diminua os níveis de alerta.

7

Se quiser ajudar uma pessoa com ansiedade durante uma crise, a primeira coisa que deve fazer é dizer que comece a respirar lentamente pelo nariz e a exalar pela boca. Faça-a sentar em um lugar ao ar livre, dê-lhe um copo de água e fique do seu lado até que a respiração diminua, assim como os níveis de alerta e hiperatividade. Se a pessoa estiver se medicando, pergunte quando foi a última vez que tomou o remédio e, se necessário, dê o medicamento receitado pelo seu médico.

Convidamos você a ler os nossos seguintes artigos sobre a ansiedade:

  • Como evitar sentir ansiedade
  • Como curar a ansiedade sem medicamentos
  • Como reconhecer uma crise de ansiedade

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma pessoa com ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.