PARTILHAR

Como ajudar uma pessoa com depressão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ajudar uma pessoa com depressão

A depressão é um estado de ânimo normal que todos atravessamos ao longo de nossa vida, embora tenha diversas intensidades, podendo ser leve, moderada ou grave, dependendo dos sintomas. Quando se trata de uma depressão leve ou moderada, podemos superá-la com esforço, força de vontade e com o apoio de nossos entes queridos. Mas quando atinge uma intensidade maior, estamos diante do que pode ser uma possível doença, que ainda que possa ser superada, requer a intervenção de profissionais. Geralmente, as pessoas que sofrem deste tipo de depressão sentem-se cansadas, com falta de apetite, têm uma visão muito negativa da realidade e uma autoestima baixa.

De qualquer forma, se está perto de alguém que se encontra em um estado depressivo, preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo em que lhe explicamos como ajudar uma pessoa com depressão.

Passos a seguir:
1

Faça uma consulta com o médico. É importante que ela se sinta acompanhada no momento em que consultar o seu médico. O diagnóstico adequado deverá ser realizado por um médico, e, desta forma, será possível descartar outro tipo de doença que tenha como um de seus sintomas a depressão. O médico também pode indicar certos remédios que ajudem a melhorar seu estado de ânimo.

Como ajudar uma pessoa com depressão - Passo 1
2

Mostre o seu apoio. Diga-lhe que não está sozinha, que você está aí para escutá-la e apoiá-la no que for preciso. Demonstre-lhe afeto e trate de lhe transmitir pensamentos positivos. Lembre a ela todas as coisas positivas de sua vida, o carinho de seus familiares e amigos e todos os seus projetos para o futuro. Geralmente, apesar disso eles continuam mantendo uma atitude negativa, mas não desanime, é algo normal e você deve continuar adotando uma atitude positiva para poder ajudá-la a superar esta situação.

3

Muitas pessoas que sofrem de depressão sentem-se que não são dignas de ser amadas. É preciso que tranquilize a pessoa, dizendo-lhe por exemplo "Quero você por aquilo que é. Eu não te vou deixar".

Pode ser que tenha perdido a capacidade de reconhecer as suas qualidades, e por isso pode dizer-lhe algo como "Você é uma pessoa sensível que se preocupa com os outros" ou "As pessoas querem muito você. Acredita que é uma grande pessoa".

Diga várias vezes e com sinceridade absoluta "Se alguma vez precisar de um amigo, estou aqui".

4

Estimule o exercício diário. O exercício físico estimula a liberação de endorfinas, também conhecidas como os "hormônios da felicidade". A endorfina é um antidepressivo natural, gerado pelo próprio organismo. Os especialistas recomendam realizar diariamente 30 minutos de exercício. O exercício físico não cuidará apenas da sua saúde, como também mudará de modo natural o seu estado de humor.

Como ajudar uma pessoa com depressão - Passo 4
5

Mude os hábitos alimentares. Uma boa alimentação é fundamental para combater a depressão, uma vez que durante esta os níveis de vitaminas e de minerais diminuem notavelmente, aumentando o estresse, o que facilita a depressão, criando-se assim um círculo vicioso que só pode ser quebrado aumentando os níveis de vitaminas e minerais. Recomenda-se alimentos ricos em vitaminas B e C; a vitamina B contribui para o aumento da energia, da concentração e da memória. Os alimentos que contêm esta vitamina são a alface, a cenoura, os tomates, entre outros. A vitamina C ajuda a vencer a fadiga e diminui a fraqueza corporal. Os alimentos que contêm esta vitamina são os cítricos, como por exemplo o limão, a toranja e as frutas secas, como nozes e amêndoas.

Como ajudar uma pessoa com depressão - Passo 5
6

Estimule o cuidado pessoal. Quando uma pessoa atravessa um estado depressivo tende a deixar de lado o cuidado pessoal. É importante estimular a pessoa a se arrumar, trocar de roupa, arrumar o cabelo. Isto favorecerá o aumento da autoestima e da confiança.

7

Incentive a pessoa a fazer atividades de que ela goste e que não façam parte da sua rotina. Você deve tratar de estimular a fixação de metas e objetivos novos que sirvam de combustível para seguir em frente.

8

Uma pessoa com depressão pode passar muito tempo pensando sobre a sua situação e sentir pena de si mesmo. Apontar-lhes o dedo não é útil. Ao invés disso, trate de compreender a todo o momento:

  • "Não consigo imaginar o quão difícil é para você, mas tem todo o meu apoio".
  • "Tudo o que quer fazer é dar-lhe um abraço e um ombro para chorar".
  • "Sinceramente, não posso dizer que sei como você se sente, mas quero ajudar em tudo o que conseguir".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma pessoa com depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se o médico receitar algum tipo de medicação, respeite as doses recomendadas. Se o medicamento tiver efeitos negativos, torne a consultar o médico.
  • Ajudar uma pessoa que sofre de depressão requer muita energia, não descuide de você mesmo, pois para poder ajudar outra pessoa você também deve cuidar de si.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como ajudar uma pessoa com depressão
1 de 4
Como ajudar uma pessoa com depressão

Voltar ao topo da página ↑