Como ajudar uma pessoa com vício do jogo

Como ajudar uma pessoa com vício do jogo

O vício do jogo é um grave problema psicológico que tem consequências terríveis para a pessoa e para o ambiente mais próximo. É um comportamento compulsivo e incontrolável que obriga a jogar e a apostar de forma impulsiva, sem conseguir nenhum prazer com essa atividade. O viciado no jogo não usufrui jogando, só precisa dele para aliviar a sua própria dor ou insatisfação pessoal. Em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos para que saiba como ajudar uma pessoa com vício do jogo.

Passos a seguir:
1

O papel da família ou ambiente mais próximo é fundamental para a evolução da doença. Seja qual for o grau de deterioração a que se tenha chegado como consequência do jogo, se a pessoa viciada no jogo tiver a sorte de ter ao lado um parceiro, família ou amigos decididos e dispostos a não deixá-lo de lado apesar de tudo, essa é a chave para superar este problema. Com sua ajuda e motivação, um viciado no jogo pode chegar a superar com o tempo este vício.

2

Quando uma família tem que enfrentar um viciado em jogo, este pode não reconhecer que tem um problema ou simplesmente não querer receber nenhum tratamento. A primeira coisa que a família deve fazer é não negar que existe um problema, não ter medo ou vergonha das opiniões dos outros, e algo muito importante, é não deixar que este vício se agrave.

3

Sem a ajuda e a persistência da família, um viciado no jogo não conseguirá pelos seus próprios meios iniciar um programa de reabilitação. Com a paciência e as sugestões dos outros, aos poucos o viciado aceitará que o tratamento é necessário, e irá iniciá-lo por própria vontade. Para conseguir que um viciado no jogo assuma que tem um problema, a família e amigos devem ser pacientes e constantes para que ele inicie qualquer terapia. E uma vez em tratamento, o ambiente contribuirá para conseguir esse propósito, ajudando-o a reorganizar a vida e recuperando o equilíbrio inicial e saudável. Este processo pode ser longo no tempo, mas é viável de atingir e conseguir que a vida seja como antes. A família é o melhor grupo de autoajuda.

4

A família ou ambiente devem fazer várias coisas para contribuir com a recuperação de uma pessoa viciada no jogo. É fundamental compreender que o vício do jogo é uma doença e não um vício, deve-se tratar este vício como um doente que precisa de você e sempre com respeito e empatia. É muito importante que todo o ambiente esteja muito unido em relação a todo este processo de reabilitação.

5

Uma atitude positiva perante o problema é muito benéfica para ajudar um viciado no jogo e favorecer sua recuperação. Deve fazê-lo ver que pode superar o vício assim como outras pessoas, e deve abordar sempre este tema com tranquilidade e calma. É conveniente que se conheçam e se detectem os comportamentos próprios de um viciado no jogo para saber quais são os sintomas da sua doença. Não o recrimine por todas as consequências negativas que seu vício provocou, lembre-se que é uma doença incontrolável e isso não ajuda em todo o processo de recuperação. E antes de mais nada, faça-o ver que está com ele, que o apoia e que acha que pode conseguir superar seu vício no jogo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma pessoa com vício do jogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.