Como aliviar a azia

Como aliviar a azia
Imagem: farmacenterarcos.com.br

A azia é um excesso de produção de ácido clorídrico secretado pelo nosso estômago, que contribui no processo digestivo desse órgão. As causas mais frequentes do seu aparecimento são a ingestão de alimentos indigestos, as incompatibilidades alimentares, correr em excesso e depressa, comer muitos tipos de alimentos numa refeição, falta de mastigação e salivação dos alimentos e excesso de alimentos fritos e condimentos fortes. A azia caracteriza-se por uma queimadura interna que pode subir pelo esófago até à garganta. Outros sintomas característicos são também a sensação de fome, arrotos amargos e regurgitação. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como aliviar a azia.

Passos a seguir:
1

De seguida, mostramos-lhe alguns remédios caseiros para aliviar a azia no momento em que ela ocorre. Veja também o nosso artigo de como tratar da azia.

2

A primeira coisa a fazer é seguir uma alimentação saudável diariamente.

3

Um ótimo remédio caseiro para aliviar a azia é comer uma torrada ou 2 bolachas de água e sal, uma vez que estas irão absorver o ácido que está provocando a acidez na garganta.

4

Outra dica para aliviar o ardor é beber suco de batata. Para isso, coloque uma batata em água e deixe cozinhar até estar totalmente cozida. De seguida, retire a bata e verta a água para um copo. Aguarde até a água ficar um pouco morna e vá bebendo aos poucos.

5

Comer uma maçã sem casca, pode ajudar a aliviar o ardor no momento da azia.

6

Quando sentir azia, não se deite. Mantenha-se direito, assim os ácidos gástricos terão a tendência para ficar no estômago.

7

O leite pode aliviar a queimação em algumas pessoas, mas por conter bastante cálcio e proteínas, estimula a secreção ácida do estômago. Por isso, é recomendado beber apenas um copo de leite, uma a duas vezes ao dia, de preferência durante o dia.

8

Misture 1 colher de chá de bicarbonato de cálcio em 1/2 copo de água e acrescente algumas gotas de suco de limão. Tome esta mistura no momento da azia.

9

No momento da queimação também pode tomar uma infusão de hortelã, erva-doce ou de gengibre. Pode também beber a infusão durante o dia ou depois das refeições.

10

Por vezes, tomar antiácidos pode ajudar a aliviar os sintomas da azia. Algumas das substâncias ativas nos antiácidos são o carbonato de cálcio, o hidróxido de magnésio e o hidróxido de alumínio. Tal como em qualquer medicamento, leio o folheto informativo antes de os tomar.

Veja também: 10 soluções caseiras para aliviar azia - Antiácidos naturais

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a azia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • No caso de persistência ou agravamento da azia, deverá consultar o seu médico, pois a longo prazo pode ser prejudicial para a sua saúde causando úlceras.
  • Faça intervalos de pelo menos duas horas entre refeições e meia hora antes de deitar.