Como aliviar a coceira da catapora

Como aliviar a coceira da catapora
Imagem: Wikipedia

As bolhas causadas pelo vírus varicela-zóster costumam incomodar demais as crianças, já que essa infecção é comum na infância, embora possa acometer adultos já vacinados, mas que apresentem baixa imunológica após quimioterapia, por exemplo. Para aliviar a coceira da catapora e evitar lesões, infecções e cicatrizes, o umComo.com.br receitas de banhos, soluções caseiras e remédios mais recomendados.

Prepare dois banhos frescos por dia e seque a pele com cuidado

Mesmo com toda a agitação da criança, que fica ainda mais elétrica com o incômodo das feridas da catapora, prepare banhos frescos – de morno a frio - para aliviar a coceira dela duas vezes por dia.

Você pode administrar banhos com duas xícaras de bicarbonato de sódio e farinha de aveia numa banheira, se a criança couber nela. Se não, utilize uma bacia e uma caneca e vá derramando sobre seu corpo.

Outras soluções caseiras para banhos:

  • Maisena - uma xícara;
  • Vinagre de vinho - uma xícara;
  • Caldo de ervilha – Ferva dois punhados de ervilhas frescas em um litro de água. Espere esfriar e aplique o caldo no corpo em compressas ou com derrame sobre o corpo.

Na hora de secar a pele, dê pequenas batidinhas com uma toalha macia para evitar macerações que retiram as cascas, pioram e até infeccionam as feridas.

Lembre-se de não usar talco, que abafa os poros e bolhas e pode criar um ambiente propício para infecções já que cada ferida é uma porta aberta na pele para bactérias e o sistema imunológico da criança ou do adulto está fraco para criar anticorpos.

Anti-histamínicos, roupas e alimentos reduzem incômodo

O médico pode prescrever anti-histamínicos para aliviar a coceira da catapora e recomendar tratamentos alternativos.

Além disso, você pode aplicar a loção de Calamina para suavizar o desconforto e irritação suave da pele. Umedeça um algodão com a loção e aplique nas feridas, levemente, sem pressionar. Embora o uso desse produto não apresente efeitos colaterais ou contra indicações, se a coceira piorar, interrompa o uso imediatamente e procure um médico.

Use roupas confortáveis, soltas e de algodão que não pressionem a pele. Evite o sol que pode agravar a coceira e dificultar a cicatrização das bolhas.

Mantenha as unhas curtas e limpas para evitar que, num gesto distraído, você coce a ferida e leve bactéria para a pele, piorando a irritação. Durante à noite, coloque luvas ou meias de algodão nas mãos para evitar a coceira involuntária e infecções secundárias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a coceira da catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O acompanhamento médico é sempre o mais recomendado no caso de catapora. Não esqueça de tomar os medicamentos e repousar o máximo possível para a melhor recuperação do corpo. E se você curtiu esse artigo, deixe sua mensagem e comentários para o umComo.com.br.