Como aliviar a dor de cabeça na gravidez

Como aliviar a dor de cabeça na gravidez
Imagem: baby.ru

Sofrer de dores de cabeça durante a gravidez é uma das doenças mais comuns, em especial, entre aquelas mulheres com tendência a sofrer de enxaqueca ou dor de cabeça. Especialmente durante os primeiros meses de gravidez, a mulher sofre uma série de alterações hormonais nos sistemas circulatório e digestivo que favorecem o aparecimento de dor em ambos os lados da cabeça. Estas dores não costumam ocorrer em todas as mulheres grávidas, porém, em caso positivo, deve-se tratá-las com métodos naturais, uma vez que a maioria dos medicamentos é restrita. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como aliviar a dor de cabeça na gravidez.

Passos a seguir:
1

O aumento das dores de cabeça durante a gravidez pode ser devido a várias causas, entre as quais alterações hormonais, falta de sono, fadiga geral, estresse, e até mesmo desidratação e fome. Embora comumente esta enfermidade ocorra nos primeiros meses da gestação, muitas mulheres continuam a sofrer seus efeitos até o nascimento do bebê. Cada caso é único e em função dos demais sintomas os motivos das dores podem ser diversos.

2

Existem diferentes tipos de dores de cabeça que se classificam em função da intensidade e da área afetada. Entre todos, os mais comuns são a enxaqueca ou dor de cabeça, e a cefaleia tensional. As mulheres com tendência a sofrer de qualquer uma delas apresentam grandes possibilidades da dor ser mais intensa durante a gravidez. A enxaqueca ou dor de cabeça caracteriza-se por produzir episódios frequentes de dor intensa em uma parte única ou em toda a cabeça, podendo ser acompanhada de náuseas e dificuldades para tolerar a luz e o ruído. A cefaleia tensional, por sua vez, ocorre em ambos os lados da cabeça ou na nuca e costuma ser mais leve que a anterior.

3

Caso sofra de cefaleia tensional na gravidez, pode aliviá-la com paracetamol, o único medicamento prescrito para este fim que pode ser ingerido. Você deverá consultar o seu médico sobre a quantidade recomendada de paracetamol antes de ingeri-lo. Caso sofra de enxaquecas ou dores de cabeça, este medicamento dificilmente reduzirá a dor.

Confira também esse artigo para esclarecer a dúvida - Grávida pode tomar Dorflex?

Imagem: divany.hu
4

Como a alimentação e a falta de água são duas das causas mais comuns da dor de cabeça na gravidez, devem ser observadas prioritariamente. Durante o período de gestação, recomenda-se ingerir de quatro a cinco refeições diárias com a finalidade de evitar a falta de açúcar, sensação de fome e, portanto, a dor de cabeça. Além disso, deve-se evitar uma série de alimentos que podem produzir mal-estar. Consulte nosso artigo sobre os alimentos que devem ser evitados durante a gravidez. Lembre-se de que a hidratação é fundamental não apenas para aliviar as dores de cabeça, como também para manter em boas condições sua saúde e a de seu bebê, sendo o mais recomendado ingerir de 2 a 3 litros e meio.

5

Um remédio caseiro muito eficaz para aliviar as dores de cabeça na gravidez é o uso de compressas ou panos gelados. Para aplicá-los, umedeça a compressa ou pano em água fria e coloque sobre a área da cabeça que está dolorida. Outra opção é combiná-las com compressas quentes, deixando-as durante 10 minutos e aplicando as frias em seguida. Além disso, os banhos de água fria também costumam ser muito eficazes, sobretudo nos casos de enxaqueca ou dor de cabeça. Deixe a água fria cair abundantemente sobre a sua cabeça e observe como a dor diminui. Não utilize secador para secar o cabelo em seguida, porque a dor voltará.

6

Se a dor persistir apesar do uso dos medicamentos anteriores, a melhor forma de aliviá-la é descansando em um quarto completamente escuro e sem nenhum tipo de ruído. Os médicos recomendam deitar-se sobre o lado esquerdo, para promover a circulação sanguínea.

7

Fazer exercícios constantemente reduz o número de episódios de dores de cabeça. Durante a gravidez, evitá-los por completo é muito complicado mas podemos diminuí-los. Sobretudo quando a causa das dores é o estresse, além das mudanças produzidas pela gravidez, a atividade física é altamente benéfica para combatê-lo e, portanto, aliviar a dor de cabeça. Consulte nosso artigo sobre como fazer exercício durante a gravidez.

Imagem: centromedik.cl
8

Por último, destaca-se o uso de massagens para aliviar as dores de cabeça na gravidez. Especialmente se você sofre de cefaleia tensional, massagear os pontos onde a dor está concentrada e pressionar suavemente sobre eles pode reduzi-la consideravelmente. Além disso, você pode massagear suavemente sua cabeça enquanto lava os cabelos com água fria. Se após seguir todos estes conselhos, as dores continuam intensas e frequentes, não hesite em consultar o seu médico para ser examinada e receber a prescrição mais adequada.

Imagem: aquamed.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de cabeça na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.