Como aliviar a dor de garganta com bicarbonato

Como aliviar a dor de garganta com bicarbonato

Com os meses de inverno, assim como chega o frio, chegam também os resfriados, os lenços e as dores de garganta. As mudanças de temperatura, as correntes de ar e as defesas mais baixas por causa da temperatura fazem com que nesta época do ano estejamos mais expostos a este tipo de problemas. Dado que a dor de garganta é uma dor comum e que seu prognóstico é benigno, antes de se medicar, é sempre recomendável optar por remédios caseiros ou naturais que nos ajudem a suportá-la sem encher nosso organismo de remédios. De seguida, no umCOMO vamos explicar para você um destes grandes remédios caseiros explicando como aliviar a dor de garganta com bicarbonato.

Vai precisar de:
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Passos a seguir:
1

Os gargarejos com bicarbonato são um dos remédios caseiros para a dor de garganta mais utilizados durante gerações. Dependendo do tipo de condição ou da causa desta, podemos usar um ingrediente ou outro, as possibilidades são quase infinitas.

O bicarbonato de sódio é uma das grandes alternativas que temos para fazer gargarejo e aliviar a dor de garganta. Uma forma fácil, econômica e natural de tratar estes sintomas de forma caseira.

2

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito utilizado para inúmeros e diferentes fins. No seguinte artigo pode descobrir quais são os benefícios do bicarbonato. Mas ainda que seja uma boa opção para limpar, para desintoxicar o organismo ou para cozinhar, o que nos interessa agora são suas grandes propriedades para aliviar a dor de garganta.

Este produto, que pode ser natural ou fabricado artificialmente, é um sólido cristalino que pode ser dissolvido na água. Deste modo, a melhor forma que temos para utilizá-lo e curar a dor de garganta é através de gargarejos.

De seguida, explicamos para você quais são as propriedades e benefícios do bicarbonato para aliviar a dor de garganta:

  • O bicarbonato é um produto natural, econômico e que todo mundo tem em casa. Usá-lo é uma forma de sentir-se bem e aliviar os sintomas do resfriado sem ter que gastar grandes quantidades de dinheiro.
  • Durante muitas gerações o bicarbonato foi usado por seu poder antiácido como remédio para prevenir o refluxo gastresofágico. Se tivermos em conta que o refluxo é um dos maiores irritantes para nossa garganta, utilizar o bicarbonato é uma boa forma de atacar o problema pela raiz.
  • Os gargarejos de bicarbonato oferecem uma limpeza muito completa da garganta. Graças aos antibacterianos que este produto tem, ajuda-nos a desinfetar a zona e a acelerar o processo de cura do problema.
  • O bicarbonato ajuda-nos a combater o excesso de mucos nas vias respiratórias.
3

A preparação do produto para fazer gargarejo com bicarbonato é muito simples. Só precisa de uma xícara de água e uma colher de chá de bicarbonato. Coloque a água para esquentar, e quando estiver quente mas morna, verta o bicarbonato e mexa até que se dissolva no líquido. Quando não tiver rastro físico do bicarbonato, já poderá usar a mistura para fazer gargarejos.

Se desejar, também pode acrescentar uma pitada de sal à água para potencializar ainda mais os efeitos deste remédio caseiro para aliviar a dor de garganta.

4

Estes gargarejos não são só úteis para aliviar a dor de garganta com bicarbonato, mas também podem ajudar você a diminuir os prazos de recuperação e curar-se mais rápido. Quer saber como utilizar a água com bicarbonato? Siga estes passos:

  • Coloque um pouco de água com bicarbonato na boca e, sem engolir, e faça gargarejos com ela. Deve tentar que a mistura vá o mais fundo possível, mas sem chegar a engoli-la em nenhum momento.
  • Realize estes movimentos com a água durante meio minuto e cuspa o bicarbonato.
  • Repita a operação até terminar o copo, uma vez acabado, notará os efeitos do bicarbonato em sua garganta dolorida.
5

De seguida vamos dar para você alguns truques para conseguir que o efeito deste método para aliviar a dor de garganta com bicarbonato seja o máximo eficaz possível:

  • Deve fazê-lo quando a água estiver morna, não deve esperar que fique fria demais, mas também não o faça com água quente pois poderia agravar mais seu desconforto.
  • Não há inconveniente em fazer estes gargarejos tantas vezes quantas quiser e puder. Quantas mais vezes fizer, mais cedo desaparecerá a mucosidade e mais aliviará a dor na garganta.
  • No seguinte artigo poderá conhecer os melhores remédios caseiros para a dor de garganta, que junto com este, onde explicamos o que comer se tenho dor de garganta, ensinarão que mudanças deve fazer em sua vida e alimentação para se curar rapidamente.

Veja também: Bicarbonato com limão serve para quê? - Verdades e principais usos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de garganta com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.