Como aliviar a dor de ouvido

Como aliviar a dor de ouvido
Imagem: picstopin.com

A dor de ouvido, ou otalgia, pode ocorrer em ambos ou ouvidos ou em apenas um, podendo classificar-se como aguda, surda ou ardente. A dor de ouvido pode ser constante ou temporária e, embora seja mais frequente em crianças e bebês também pode ocorrer em adultos. Esta condição pode ser causada por uma obstrução da trompa de Eustáquio no ouvido, um canal que liga o ouvido médio à faringe, ou devido a condições em outros locais, como dor de garganta ou nos dentes. Normalmente, os sintomas da dor de ouvido manifestam-se depois de uma exposição a um barulho forte, a uma lesão, a uma mudança de pressão, devido à inflamação da laringe ou faringe ou à exposição de elementos químicos. De qualquer forma, a dor de ouvido é algo bastante incômodo e que nos queremos livrar o quanto antes. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe como aliviar a dor de ouvido.

Passos a seguir:
1

Se a causa da dor de ouvido for a obstrução da trompa de Eustáquio, pode facilmente controlar a dor de ouvido com um descongestionante ou um anti-histamínico. Caso sinta dores intensas, febre ou se os sintomas não melhorarem após 2/3 dias, deve consultar o seu médico de imediato para saber se sofre de uma infeção no ouvido.

Dica: Acesse esse artigo e descubra: pontadas no ouvido, o que pode ser?

2

Existem também outras dicas que pode por em prática para aliviar a dor de ouvido, como colocar um pano morno no ouvido. Para isso, pode passar a ferro um pano ou compressa e quando estiver morna aplicar na zona do ouvido. Pode deixar o pano no ouvido por cerca de 10 minutos e trocar por outro quando esfriar. Outra opção, seria envolver um saco de água quente em uma toalha e colocar sob o ouvido. Verá como o calor aliviará rapidamente a dor de ouvido.

3

Com uma infusão de camomila ou eucalipto também conseguirá aliviar a dor de ouvido. Para isso, basta fazer a infusão de uma destas plantas e inalar o vapor. Com isto conseguirá descongestionar o nariz, o que por sua vez facilitará a retirada de secreções e aliviará a dor de ouvido.

4

Masque uma bala. Este exercício irá ajudá-lo a diminuir a pressão do ouvido e a abrir a trompa de Eustáquio.

Imagem: alimentossaudaveis.net
5

O alho é conhecido pelos seus múltiplos benefícios para a nossa saúde e também ajuda a aliviar a dor de ouvido. Para isso, basta ferver cerca de 2 ou 3 dentes de alho em um pouco de água. De seguida, rale-os e embeba um pano ou compressa neste preparado. Coloque o pano dentro da orelha e deixe atuar por cerca de 5 minutos.

6

À noite deve dormir numa posição mais elevada, para ajudar a diminuir a pressão no ouvido médio.

7

Dor de ouvido pode ser otite, saiba quais são as causas da otite.

E se costuma viajar de avião com frequência ou se sofre de alergias e problemas respiratórios, siga as nossas dicas para evitar a dor de ouvidos ao viajar de avião e, evitar assim as incômodas dores de ouvidos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se a dor de ouvidos persistir por mais de 2/3 dias, deve consultar o seu médico para descartar a hipótese de infeção no ouvido.
  • No caso de dor de ouvido em bebês, lembre-se que a chucha e o biberão são os melhores aliados.