Como aliviar a dor de um esporão

Como aliviar a dor de um esporão

Um esporão calcâneo ocorre quando se gera uma formação óssea na zona inferior do osso do calcanhar, uma condição dolorosa e bastante incômoda que costuma ser resultado de uma fascite plantar não tratada. Devido a este quadro e aos incômodos que origina no paciente, a intervenção de um podólogo é fundamental para garantir uma adequada recuperação, um processo que pode ser longo. Curar ou tirar um esporão é trabalho de um podólogo, embora também existam alguns remédios naturais que o possam ajudar nisso. Enquanto não vai a um especialista, neste artigo do umCOMO explicamos-lhe como aliviar a dor de um esporão e melhorar seus movimentos.

Passos a seguir:
1

Antes de abordar as formas de aliviar a dor de um esporão, é importante entender exatamente como se forma e porque é importante consultar um podólogo.

No nosso dia a dia exercemos uma grande pressão sobre a planta do pé, pelo que é normal que se tem sobrepeso ou se realiza atividades de impacto com frequência, esta zona acabe por se sobrecarregar. Esta sobrecarga pode fazer com que tanto a almofada que rodeia o calcanhar como a fáscia, que coneta o calcanhar com os dedos do pé, acabem por se inflamar e causar dor após a realização de atividades físicas de impacto, assim como ao pisar após muito tempo sem apoiar o pé, por exemplo quando acordamos.

A inflamação é a forma que o nosso corpo tem para proteger a zona sobrecarregada, o que se conhece como fascite plantar. Se esta condição não for cuidada e tratada, o corpo acabará por gerar uma calcificação na zona, ou seja, uma pequena formação óssea, o que causará dor e incômodos muito mais intensos e importantes, chegando inclusive a afetar a capacidade de caminhar distâncias médias e tendo impacto na realização de atividades cotidianas.

Se acha que se formou um esporão de calcanhar no seu pé, a primeira coisa que deverá fazer é consultar um médico ou especialista para o examinar e confirmar o diagnóstico.

2

Uma das primeiras coisas que será necessário fazer para diminuir a dor causada pelos esporões, será diminuir a atividade física e repousar quando for possível, ou seja, não forçar os seus pés. Deverá evitar especialmente aqueles esportes e atividades que causem impacto direto sobre o osso calcâneo, como pode ser correr, o tênis, saltar à corda, o basquete, entre outros.

No entanto, se quer se manter ativo é possível realizar atividades que não são de impacto, como nadar, andar de bicicleta, fazer remo ou recorrer ao exercício com máquinas.

3

Além disso, o uso de calçado adequado será fundamental para melhorar a inflamação da zona do esporão e reduzir assim a dor na área do calcanhar. Recomendamos sapatos acolchoados, com salto elevado e que se fixem bem no pé, deixando de lá os sapatos planos, duros ou com falta de amortecimentos, pois só aumentarão a sua dor originando mais incômodos.

4

A utilização de palmilhas também pode ajudar a melhorar esta condição, embora seja sempre necessário que seja um podólogo ou especialista ortopédico a determinar o que é melhor para os seus pés.

Recomenda-se a realização de palmilhas personalizadas que sejam feitas a partir de um estudo das necessidades do seu pé, sem dúvida que esta é a alternativa mais adequada.

Imagem: yoymitendinitis.blogspot.pt
5

Para reduzir a dor e a inflamação do esporão, também pode recorrer à aplicação de gelo durante 15 minutos três vezes ao dia. Lembre-se de cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de o aplicar sobre a zona afetada, para que este não esteja em contato direto com a sua pele, ou optar por compressas frias que poderá reutilizar sempre que precisar.

Se após chegar a casa ou depois de uma caminhada sente incômodos, não hesite em aplicar a compressa fria ou gelo, pois trata-se do aliado perfeito para diminuir os sintomas mais incômodos desta condição.

6

Por outro lado, também são apropriados os alongamentos musculares, especialmente os da panturrilha, para tratar os esporões. Recomendamos-lhe exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar você mesmo em casa, com elementos cotidianas como bolas de borracha, toalhas ou apoiando-se em uma mesa. Para os conhecer melhor, consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

Adicionalmente também se pode optar por algumas soluções caseiras para aliviar esta condição, no nosso artigo como curar um esporão com remédios caseiros explicamos-lhe as mais habituais.

Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com
7

Às vezes, o excesso de peso é a causa dos esporões, por isso nestes casos será recomendável perder este excesso de peso, pois assim conseguirá combater esta condição, promover o bem-estar dos seus pés e articulações e favorecer sua saúde geral.

É recomendável consultar com o seu médico ou nutricionista sobre qual é a dieta mais adequada para o seu caso, desta forma irá garantir uma perda saudável de peso evitando o possível efeito rebote.

8

Tomar medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar a dor de um esporão deverá ser feito através da prescrição de um médico, depois de ter feito o diagnóstico apropriado. Em alguns casos os analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre, como o ibuprofeno, costumam ser os recomendados para reduzir os incômodos nestes casos.

Além disso, também é possível recorrer a uma infiltração no esporão calcâneo como tratamento, procedimento que deverá ser dirigido por um profissional.

9

Em determinados casos, quando todos os outros métodos não forem eficazes na hora de tratar o esporão e a dor que produz, o podólogo ou médico que o estiver a tratar pode determinar a cirurgia como a única solução para o problema. Esta é uma medida que se aplica apenas em pacientes que não mostram evolução perante outros tratamentos como os exercícios, o repouso ou a aplicação de frio na zona.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.