Partilhar

Como aliviar a dor de um molar cariado

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar a dor de um molar cariado

Está com um molar cariado? A dor que se tem devido a esta condição é muito intensa e incômoda, por isso, é importante conhecer alguns métodos que ajudarão você a superar esta situação e voltar a usufruir de uma boa saúde bucal. Neste artigo de umComo vamos contar como aliviar a dor de um molar cariado com alguns tratamentos naturais que facilmente poderá realizar em sua casa mas, além disso, também vamos explicar para você os métodos convencionais que os dentistas mais costumam prescrever para poder superar a dor e recuperar o bem-estar.

Passos a seguir:
1

Se tem uma dor forte por um molar cariado, em umComo queremos ressaltar que é importante ir a um dentista pois não há ninguém melhor que ele para poder tratar deste problema. Mas para poder aliviar a intensa dor que esta condição causa, deve conhecer uns pequenos truques como, por exemplo, deverá evitar tudo aquilo que causa pressão na zona como podem ser os alimentos e bebidas quentes, já que a pressão causa ainda mais dor.

Também deverá evitar se agachar já que, quando o faz, leva mais sangue para a cabeça e isto provoca mais pressão e, portanto, mais dor. Também é recomendável que tente dormir com umas duas almofadas que façam com que sua cabeça fique mais elevada que o resto do seu corpo, assim, estará mais relaxado e com menos pressão na zona.

Como aliviar a dor de um molar cariado - Passo 1
2

Uma das melhores formas de aliviar a dor de um molar cariado é aproveitando os benefícios do alho. Graças às suas propriedades desinfetantes e antissépticas bem como aos seus compostos ativos que reduzem a pressão sanguínea, o alho é um bom combatente contra a dor de molares.

Para aproveitar esta funcionalidade será suficiente esmagar um dente de alho, misturá-lo com sal e aplicar na zona com uma leve massagem. Uma vez que tenha desfeito a mistura, o melhor é enxaguar a boca com água.

Como aliviar a dor de um molar cariado - Passo 2
3

O chá preto tem um alto conteúdo em ácido tânico que não é outra coisa que um forte analgésico que ajudará você na redução do desconforto. Além disso, tem um alto conteúdo em antioxidante, ajuda no relaxamento de vasos sanguíneos devido ao seu conteúdo em flavonoides e contém flúor, o que ajuda na prevenção de cáries.

Para aliviar a dor nos dentes com este produto terá que esquentar o saquinho de chá em água quente e quando estiver na temperatura correta, colocar sobre a zona afetada. Deixe que o calor atue durante uns 5 minutos e repita este tratamento 2 ou 3 vezes por dia.

Como aliviar a dor de um molar cariado - Passo 3
4

Tomar analgésicos como paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno ou o metamizol é também uma boa forma de conseguir reduzir as dores de um molar cariado. Um dos motivos pelos quais um molar pode doer é pelo inchaço e inflamação da raiz nervosa, por isso, graças aos anti-inflamatórios, esta situação melhorará e não sentirá pressão sobre a raiz nervosa e, portanto, reduzirá a sua dor.

Não é aconselhável o uso de antibióticos sem receita médica porque estes não vão acalmar a dor e, na maioria dos casos, não são necessários. Também se aconselha não tomar aspirinas, sobretudo se a dor no molar for acompanhada de sangramento das gengivas, já que a aspirina pode aumentar o risco de sangramento.

Como aliviar a dor de um molar cariado - Passo 4
5

Outra forma de acalmar a dor dos molares é tomando bebidas frias ou aplicando diretamente gelo na zona a tratar. O motivo é que o frio tem um efeito sedativo e anti-inflamatório conseguindo, por um lado, reduzir a dor e, por outro, baixar o inchaço, conseguindo que nos sintamos melhor. Se tentar esta solução e se der conta de que o frio causa dor, deixe de aplicar de imediato.

Caso opte por aplicar gelo diretamente, em umComo recomendamos a você que nunca o faça de forma direta com sua pele, mas que o envolva em um pano ou saco para evitar queimaduras ou irritações.

6

A salsinha, a cebola ou a água com sal também são remédios caseiros para a dor de um molar cariado. Por um lado, a salsinha tem uma substância relaxante que aliviará a dor, tem que mastigar simplesmente alguns pedaços desta planta e quando já tiver extraído todo o suco, cuspir e enxaguar.

Também pode colocar um pedaço de cebola no molar dolorido durante uns 10 minutos e deixar que suas propriedades bactericidas se ocupem de desinfetar a zona e melhorar a situação. E, por fim, fazer gargarejo com água e sal ajudará a controlar a infecção e reduzir a dor graças às propriedades antissépticas do sal.

Em umComo damos a você mais remédios caseiros para a dor de dentes que certamente são de grande interesse.

Como aliviar a dor de um molar cariado - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de um molar cariado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor de um molar cariado

O que lhe pareceu o artigo?

Como aliviar a dor de um molar cariado
1 de 6
Como aliviar a dor de um molar cariado

Voltar ao topo da página