Partilhar

Como aliviar a dor do puerpério

Como aliviar a dor do puerpério

Nos primeiros dias ou semanas depois de dar à luz é normal que a mulher sofra algum tipo de dor, principalmente se teve um parto a fórceps e se foi realizada uma episiotomia. Portanto é muito característica a presença de uma dor natural devido à recuperação do esforço do parto e das mudanças que o organismo da mulher sofreu durante a gravidez. Mas além disso também pode existir uma dor incapacitante e intensa que pode chegar a repercutir no estado psicológico e sexual da mulher e portanto chegar a condicionar o cuidado do seu bebê e da amamentação materna. Na umComo.com.br oferecemos a você algumas técnicas que podem ajudar a aliviar a dor do puerpério.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor abdominal na gravidez
Passos a seguir:
1

Compre óleo de rosa mosqueta porque serve tanto para durante a gravidez como após o parto. A única coisa que deve considerar é que pode começar a aplicar o óleo de rosa mosqueta quando tiver tirado os pontos e a cicatriz estiver bem fechada, ou seja, sem feridas abertas. Através da aplicação deste óleo é possível melhorar a elasticidade da cicatriz e relaxar a região afetada.

2

Aplicar frio local sobre a área lesionada funciona como um anti-inflamatório e diminui a dor. Para isso pode usar gelo embrulhado em um pano e aplicar na área genital quando sentir dor. Mas no caso de ter hemorroidas lembre-se de não aplicar o gelo em cima, porque pode produzir o efeito contrário.

3

Após a gravidez e o parto, o períneo precisa ser reabilitado e reeducado como qualquer outro músculo submetido a uma distensão excessiva. Pergunte à sua ginecologista quando pode começar a realizar os exercícios para trabalhar seu períneo além de se informar sobre quais são os mais importantes.

4

Você precisa ir ao banheiro de forma regular, e no caso de ter problemas intestinais deve consultar seu médico porque o intestino preso piora a dor. Desta forma, o médico planejará para você uma dieta rica em fibra.

5

Evite o aparecimento de infecções em toda a região perineal; para isso deve manter uma higiene adequada.

6

Quando mantiver de novo as relações sexuais com penetração, é recomendável usar lubrificante para evitar que sejam dolorosas e contraia ainda mais a zona dolorida.

7

Além disso existem diferentes remédios que pode tomar para aliviar a dor, como o paracetamol, o ibuprofeno ou o diclofenaco. De qualquer forma, consulte esta decisão com seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor do puerpério, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor do puerpério

Como aliviar a dor do puerpério
Como aliviar a dor do puerpério

Voltar ao topo da página