Como aliviar a dor nos testículos

Como aliviar a dor nos testículos

A dor nos testículos é uma condição que gera muito mal-estar e desconforto no homem, detectar se a mesma se apresenta com intensidade e de forma repentina será fundamental para saber se é necessário consultar um especialista de emergência. Nos casos em que os incômodos são de menor intensidade e esporádicos, ou devidos a uma lesão ou pancada local e se deseja aliviar, há algumas recomendações que podem ser seguidas em casa para diminuir a inflamação e a dor. Por isso, em umComo.com.br explicamos como aliviar a dor nos testículos e garantir o seu bem-estar.

Passos a seguir:
1

Determinar a causa da dor nos testículos é fundamental, pois perante as dores intensas e repentinas que causam grandes incômodos é preciso uma consulta de emergência, enquanto aquelas dores suaves e esporádicas que possam ser devido a uma condição como a varicocele, podem ser aliviadas enquanto se espera a avaliação médica com as soluções oportunas.

Em nosso artigo por que me doem os testículos, explicamos com detalhe as principais causas desses incômodos ao mesmo tempo em que indicamos em quais casos será necessário recorrer a um médico com urgência.

2

Se a dor se deve a uma pancada na região ou a condições como a varicocele, cistos na área, a presença de uma hérnia inguinal, cálculos renais, líquido ao redor do testículo ou qualquer outra condição para as quais o seu urologista já tenha indicado um tratamento específico, tomar algumas medidas em casa poderá ajudar a reduzir os incômodos e a inflamação.

Quando notar que a dor ou os incômodos aumentam ao caminhar, correr ou realizar outras atividades físicas, usar um suspensório ou roupa íntima que reduza o movimento desta área pode ser uma boa alternativa para diminuir os incômodos.

3

Quando apenas há dor, sem inflamação, as compressas geladas são uma excelente alternativa para reduzir os incômodos. É importante nunca aplicar gelo diretamente na região, porque poderia causar queimaduras e incômodos, o mesmo deve estar sempre envolto em um pano ou toalha; do mesmo modo, a compressa fria deve ser aplicada com cautela, se o frio for muito intenso ao ponto de incomodar então convém envolvê-la em um pano.

Aplique durante 10 minutos 2 ou 3 vezes ao dia.

4

Nos casos em que se apresenta uma inflamação evidente, a aplicação de calor será a melhor solução para reduzi-la. Isto ajudará a aliviar a dor nos testículos e melhorar o sofrimento geral.

Pode mergulhar os testículos em um recipiente com água quente tentando que a mesma esteja a uma temperatura adequada, sem queimar a sua pele, encher um bidê ou banheira e tomar um banho de assento ou aplicar água quente na área durante o banho. Faça-o durante pelo menos 5 minutos para sentir alívio, pode repetir duas vezes ao dia.

5

Manter o escroto elevado pode aliviar a dor nos testículos de forma notável, por isso uma das recomendações mais habituais é, ao deitar, colocar embaixo desta área uma toalha enrolada que permita manter a área ligeiramente elevada e reduzir os incômodos que podem ser produzidos por esta postura.

6

A ingestão de analgésicos de venda livre como o Ibuprofeno ou Paracetamol também podem ser de grande ajuda para reduzir os incômodos, no entanto convém utilizá-los sob supervisão médica sem abusar deles.

É muito importante consultar seu urologista a respeito das melhores soluções médicas para tratar o sofrimento gerado por estes incômodos. Perante uma dor testicular significativa não se recomenda a realização de atividades de impacto como correr, pular ou praticar certos esportes como o futebol ou o tênis até que a mesma tenha diminuído.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor nos testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.