Como aliviar as cãibras com remédios caseiros

Como aliviar as cãibras com remédios caseiros

As cãibras são espasmos musculares involuntários ou contrações que geram dor e desconforto. O exercício em excesso é uma das causas principais, mas para além disso outras condições como a tensão, o frio, a desidratação, a diminuição dos níveis de potássio e sais minerais ou algumas doenças, podem produzi-las. Quando sofremos delas desejamos um alívio imediato, mas nem sempre é necessário tomar algum medicamento para isso, uma vez que existem soluções naturais. Em umComo.com.br explicamos-lhe como aliviar as cãibras com remédios caseiros.

Cãibras: um problema comum

Embora as cãibras possam ocorrer em qualquer músculo do corpo, costumam ser mais comuns nas extremidades, em especial nas pernas e nos pés, devido particularmente à quantidade de atividade física a que nos submetemos e a tensão que podemos gerar sobre elas com determinadas posições.

Como prevenir as cãibras?

Quando faz exercício físico com frequência e energia convém alongar de forma adequada ao acabar o treino para evitar as dores musculares tardias. Mas, se quer prevenir as cãibras também é importante manter-se hidratado e com os níveis de potássio altos, por isso recomenda-se comer uma banana, uma laranja ou um tomate depois da atividade. Um dos remédios naturais contra as cãibras mais simples de todos é o consumo de água. Manter-se hidratado é importante para prevenir os espasmos musculares.

Confira outras técnicas para prevenir as cãibras musculares nesse artigo.

Óleos essenciais para cãibras

O óleo de eucalipto ou de alecrim são soluções naturais maravilhosas para aliviar o desconforto das cãibras, pois devido às suas propriedades geram calor na pele, pelo que ajuda a diminuir a sensação de desconforto.

Água quente

Um bom banho quente irá ajudar a diminuir as dores originadas pelas cãibras, pois o calor estimula a circulação de forma favorável. Além disso, é conveniente que, enquanto tiver cãibras, evite usar roupa justa nas pernas, uma vez que isto apenas irá aumentar as dores divido à dificuldade de irrigação sanguínea.

Cápsulas de castanheiro-da-india

O castanheiro-da-índia é outra das soluções naturais para aliviar as cãibras, pelo seu conteúdo de escina é um grande aliado para tonificar as artérias e os capilares, fortalecendo as paredes das veias e aliviando os sintomas das cãibras. Pode adquiri-lo numa loja de produtos naturais e a forma mais comum de o consumir é em cápsulas.

Aliviar cãibras com uva

As pomadas, cápsulas ou infusões de folhas de uva são também recomendadas para aliviar as cãibras naturalmente. Ajuda a facilitar o fluxo sanguíneo e a apertar as veias reduzindo de forma considerável as dores originadas pelos espasmos musculares.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar as cãibras com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.