Partilhar

Como aliviar dor ciática na gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar dor ciática na gravidez

Adoecer durante a gravidez representa sempre uma dor de cabeça. No entanto, às vezes a mesma gravidez é responsável por doenças que não podemos evitar como a dor da ciática, a qual se localiza na parte baixa das costas e aparece devido ao peso da barriga, o que obriga a futura mãe a adotar posturas incorretas que danificam o nervo.

Infelizmente a dor ciática não tem cura definitiva, por isso nestes casos a meta é aliviá-la. Quando se está grávida, tem que ter muito cuidado com a medicação, pois qualquer tratamento ou comprimido pode afetar a saúde do bebê. Se quer saber como aliviar dor ciática na gravidez, preste atenção neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor ciática
Passos a seguir:
1

Um remédio caseiro muito poderoso para aliviar a dor ciática durante a gravidez são os banhos quentes. O ideal é prevenir que a dor chegue ao seu grau mais intenso, assim, quando começar a sentir o desconforto da ciática, entre no chuveiro e deixe que a água quente percorra a parte baixa de suas costas. O calor, além de anti-inflamatório, ajuda a dissipar a dor e encontrará alívio em poucos minutos.

2

Para aproveitar ao máximo os benefícios do calor, também é recomendável aliviar a dor ciática durante a gravidez colocando na parte baixa das costas, onde mais se sente a dor, uma manta elétrica. Enrole-a com uma toalha para que o calor não queime ou machuque a sua pele e deixe-a repousar durante pelo menos 30 minutos. No princípio demorará um pouco a diminuir a dor, mas após 15 minutos notará que o incômodo começa a passar e certamente será um aliado imprescindível para aliviar a ciática durante a gravidez.

3

Com certeza já notou que ao esfregar as suas mãos sobre a zona sente um pouco de alívio. Pois outra recomendação para aliviar a ciática durante a gravidez são as massagens. Pode ir a um quiroprático para que, através de massagens especiais na zona, trabalhe a dor e a inflamação do nervo. O alívio será bastante notório após a segunda sessão.

4

A vitamina D é a responsável por fortalecer os nervos e mantê-los saudáveis. Como é provável que não possa tomar complementos vitamínicos, o ideal é adicionar à sua dieta alimentos ricos em vitamina D que permitam curar a dir ciática durante a gravidez. Alguns destes alimentos são os ovos, o salmão e óleos de peixe.

5

Dormir bem ajuda a aliviar a ciática durante a gravidez. Muitas vezes a dor ciática é uma resposta a uma noite ruim de descanso, aparecendo cedo pela manhã ao levantar-se da cama. É importante saber como dormir para evitar a dor ciática e para ter noites melhores e menos dor no dia seguinte.

6

São muitos os exercícios que podem ser feitos para aliviar a ciática, no entanto, durante a gravidez o mais recomendável é recostar as suas costas a uma parede e começar a flexionar os seus joelhos com muito cuidado e chegar até onde alcançar, sem forçar. Mantenha as suas pernas um pouco flexionadas e depois suba lentamente.

7

As mulheres que praticam ioga durante a gravidez têm menos probabilidades de sofrer de dor ciática. Os alongamentos e movimentos que realizam durante a prática de ioga previnem a inflamação do nervo, sem contar que ajudará a diminuir o estresse da futura mãe. Consulte o seu médico para saber se pode fazer ioga para curar a ciática durante a gravidez.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar dor ciática na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como aliviar dor ciática na gravidez

O que lhe pareceu o artigo?

Como aliviar dor ciática na gravidez
Como aliviar dor ciática na gravidez

Voltar ao topo da página