Partilhar

Como aliviar dor nas costas na gravidez

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar dor nas costas na gravidez

Dores nas costas são um dos incômodos comuns entre gestantes, principalmente durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez. As mudanças hormonais e o crescimento do útero estão entre as causas de dor nas costas na gravidez. Com isso, o centro de gravidade da gestante muda de lugar aumentando assim a curvatura normal da coluna, forçando os nervos e a própria coluna. Felizmente, existem alguns conselhos que você pode seguir para aliviar esta situação. Siga lendo este artigo de umComo e saiba como aliviar dor nas costas na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor abdominal na gravidez
Passos a seguir:
1

Como já referi no início, a dor nas costas costuma aparecer normalmente na segunda metade da gestação e, desaparecer quando o bebê nasce ou apenas após algum tempo depois do parto. Mas antes de mais, é importante que você consulte o médico que está acompanhando a sua gestação, principalmente se a dor nas costas for persistente e não amenizar com nenhuma das medidas que vou dar de seguida.

2

Praticar exercícios que fortaleçam os músculos da parte inferior das costas, poderá ajudar a aliviar as dores nas costas na gestação. Mas é importante que respeite os limites da sua condição e siga sempre as recomendações médicas. A natação, a hidroginástica e outras atividades aquáticas são um dos melhores exercícios para fortalecer esta região e ajudar a amenizar as dores. Para além destas atividades, outros exercícios que fortaleçam os músculos lombares, abdominais e oblíquos do abdômen também irão ajudar a diminuir as dores nas costas. Mas relembro de novo que é importante consultar um médico antes de praticar qualquer exercício, pois dependendo da fase da gestação em que se encontrar, uns exercícios podem ser melhores que outros.

Como aliviar dor nas costas na gravidez - Passo 2
3

Usar uma cinta de sustentação para grávidas também vai ajudar a aliviar as dores nas costas, sempre que seja recomendada pelo seu médico. Esta cinta ajuda a distribuir o peso da barriga e a aliviar a sobrecarga nos músculos das costas e da barriga.

Imagem: radiusmedica.com
4

Tomar um banho quente é outra das medidas que poderá tomar para conseguir aliviar as dores nas costas na gravidez. Faça um banho de imersão, mas sem exagerar na temperatura da água, passe o jato de água quente do chuveiro ou então aplique uma bolsa de água quente nas costas, todas estas medidas vão ajudar a diminuir o incômodo.

5

Uma massagem ao longo da coluna ou apenas concentrada na região lombar também ajudará a aliviar a dor nas costas na gravidez. Se for a um médico ou fisioterapeuta, com certeza que eles poderão dar-lhe uma ajuda melhor, mas na falta deles pode pedir para o seu parceiro realizar uma massagem, vai ver como vai sentir alívio.

Imagem: canalgravidez.com.br
6

Dormir confortável e numa posição correta pode ajudar também a aliviar as dores nas costas durante a gravidez. A melhor posição para a gestante dormir é de lado, colocando um travesseiro no meio das pernas. Também pode experimentar colocar um travesseiro embaixo da barriga.

7

Uma das melhores formas de prevenir as dores nas costas na gravidez é praticar exercício físico mesmo antes da gestação. Mas se você não estiver habituada a se exercitar, também pode começar agora, sempre consultando o seu médico antes. Outras medidas que ajudam a prevenir este incômodo é usar sapatos de salto baixo, com um bom suporte e bem confortáveis. Além disso, também é fundamental se abaixar de forma correta evitando dobrar muito a coluna e não permanecer por longos períodos na mesma posição. Caso você passe muito tempo sentada, então a dica é manter a coluna bem reta e sempre que conseguir dar uma pequena caminhada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar dor nas costas na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar dor nas costas na gravidez

Como aliviar dor nas costas na gravidez
Imagem: radiusmedica.com
Imagem: canalgravidez.com.br
1 de 5
Como aliviar dor nas costas na gravidez

Voltar ao topo da página