Partilhar

Como aliviar enxaquecas de forma natural

Por Sara Viega. Atualizado: 17 julho 2018
Como aliviar enxaquecas de forma natural

A enxaqueca ou dor de cabeça é um padecimento caracterizado por uma intensa dor de cabeça que consegue deixar a pessoa fora de jogo, impedindo que realize suas atividades diárias com normalidade. Se você sofre de dor de cabeça, há muitas recomendações que você deve levar em conta para reduzir a frequência dos episódios e levar uma vida mais saudável; em umComo.com.br damos algumas soluções alternativas aos tratamentos farmacêuticos, descubra como aliviar a enxaqueca de forma natural.

Passos a seguir:
1

A tensão, o ruído ou a luz intensa são fatores que podem fazer com que a enxaqueca piore ainda mais. Por isso, um dos melhores remédios consiste em deitar em um quarto escuro e silencioso. Porém, meditar, é muito mais eficaz, pois este tipo de prática faz com que os níveis de tensão baixem de forma importante, beneficiando o corpo e ajudando a aliviar a dor de cabeça.

2

A cafeína é um bom vasodilatador, por isso muitas pastilhas para a dor de cabeça incluem-na entre seus ingredientes. Uma xícara de café bem forte pode ajudar a aliviar a enxaqueca de forma natural, no entanto, é fundamental não utilizar açúcar já que o mesmo é um dos alimentos que podem acentuar a dor de cabeça.

3

Nas lojas de produtos naturais é possível conseguir uma boa gama de ervas medicinais para aliviar a dor de cabeça. A hortelã é uma das mais indicadas, pois é muito eficaz no combate aos espasmos musculares. No entanto, as ervas do tipo relaxante como a valeriana ou a melissa são eficazes devido à sua capacidade de diminuir a tensão e acalmar, o que por sua vez alivia a dor de cabeça. A melhor forma de consumi-las é em uma infusão bem forte.

4

As compressas frias e quentes são um bom remédio natural para aliviar enxaquecas. Aplique por 10 minutos uma compressa de água quente nas áreas com dor, isto ajudará a relaxar os músculos, acalmando a área. A seguir, aplique uma compressa fria para melhorar a circulação e irrigação sanguínea. Duas ajudas simples que farão você se sentir melhor.

5

Se você sofre de enxaquecas frequentes, é importante saber: o estilo de vida é muito importante. Não basta só administrar medicamentos ou recorrer a remédios caseiros, a prevenção é muito importante para evitar a intensa dor de cabeça. Por isso, é necessário saber como se alimentar para prevenir a enxaqueca e assim evitar aquelas comidas que podem detonar um episódio.

6

Lembre-se de que uma vida saudável e uma correta alimentação é a melhor forma de prevenir a dor de cabeça. Do mesmo modo é muito importante visitar seu médico se você sofre de enxaquecas com frequência, um especialista poderá fazer uma revisão completa e determinar qual é o melhor tratamento para você.

Leia também: Causas das pontadas na cabeça e seus sintomas e tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar enxaquecas de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Evite todo o tipo de estresse e tensão quando tiver enxaqueca, isto só piorará o quadro.
  • Deite em um quarto escuro e silencioso pelo menos meia hora para aliviar a dor de cabeça.
  • Consulte seu médico se estiver sofrendo de intensa dor de cabeça com frequência.

Escrever comentário sobre Como aliviar enxaquecas de forma natural

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Graça Carvalho
Olá, não é perigoso colocar compressa fria no mesmo local onde colocou à pouco tempo compressa quente? Meu filho tá com cefaleia tensional/enxaqueca (não sei a diferença), é um peso em cima da testa que dá tonturas e enjôos. Ele estuda muita para concursos. Obrigada
maria
gostei muito de tudo que li tem muito haver com meus maus habitos ,vai me ajudar bastante vou mudar minha vida apartir de agora mas quero ficar livre dessa dor que estar em mim desde os 11 anos de vida hoje tenho 32 anos .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom que você gostou! Espero que consiga melhorar a sua condição o quanto antes. Obrigada pela visita e continue seguindo o nosso site :)

Como aliviar enxaquecas de forma natural
Como aliviar enxaquecas de forma natural

Voltar ao topo da página