Partilhar

Como aliviar o prurido de um eczema

Como aliviar o prurido de um eczema

Você sofre de queimação ou coceira com frequência? É hora de colocar remédio nesta incômoda sensação que pode ser produzida por picadas de mosquitos, atrito de tecidos, fungos ou dermatite. Existe, também, uma condição cutânea que produz vermelhidão e coceira na pele: o eczema. Geralmente ele ocorre quando a pele entra em contato com algumas substâncias químicas ou por uma origem genética ou alérgica. No seguinte artigo de umComo.com.br explicaremos como aliviar o prurido de um eczema através de remédios caseiros com os quais você conseguirá reduzir essa intensa coceira. Experimente os seguintes conselhos ou vá ao seu médico, assim poderá combater desde a raiz os eczemas da pele.

Também lhe pode interessar: Como tratar um eczema no cabelo
Passos a seguir:
1

Se existe algo bom que muitas plantas nos proporcionam é o seu poder curativo. A fitoterapia ou tratamento com plantas é uma excelente forma de cuidar da sua pele e aliviar as consequências de sofrer eczemas. Existem diversos grupos de plantas que podem ajudar você a aliviar a sua pele: desde as anti-inflamatórias com poder de diminuir o prurido e o ardor dos eczemas até às hidratantes para diminuir o ressecamento da pele, passando pelas bactericidas que eliminam qualquer bactéria causadora de eczema ou as depurativas que limpam o seu organismo prevenindo o aparecimento de problemas da pele.

Como aliviar o prurido de um eczema - Passo 1
2

As ervas medicinais e alguns alimentos também são úteis para reduzir e aliviar a coceira que um eczema pode produzir. A nogueira, o poejo, a azinheira, o mirtilo ou a ursina são algumas plantas com esse poder, pois contêm princípios adstringentes que ajudam a diminuir o prurido que produz um eczema. Você pode preparar as folhas destas plantas em infusão ou pode fervê-las e aplicá-las, após esfriar, sobre os eczemas.

3

Use camomila para umedecer a sua pele e descubra o seu poder e eficácia para reduzir o prurido dos eczemas, além de ser um bom reparador e anti-inflamatório. Você pode prepará-la em infusão e, após esfriar, aplicá-la sobre o eczema com uma gaze embebida com pequenos toques. Você notará um alívio imediato. Também pode experimentar com infusões de hortelã, manjericão ou tomilho, perfeitas para acalmar a coceira.

4

Um bom truque caseiro que pode ajudar você a amenizar o prurido produzido por um eczema é dissolver uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Aplique a mistura sobre a área da pele afetada e você verá o seu poderoso efeito calmante.

5

Em uma lista de remédios para a pele não pode faltar a aloe vera. Esta excelente planta ajudará você a aliviar a sensação de prurido da pele, sobretudo se estiver ressecada. Você pode encontrar a planta em casas de produtos naturais ou adquirir diretamente cremes que contenham aloe vera na sua composição. Você verá como funciona bem. No seguinte artigo você pode ver Como fazer gel caseiro de aloe vera.

6

Se o eczema lhe causar bastante coceira ou inflamação, a aveia pode ser uma boa aliada para combatê-la. Misture um punhado de aveia em um copo de água morna e depois lave a área da pele afetada pelo eczema. Você sentirá rapidamente o alívio em sua pele.

7

Os eczemas produzem irritação e vermelhidão na pele, por isso outro truque bom para aliviar a coceira que produzem é utilizar argila verde quando sentir que não aguentará mais a coceira. Tente não se coçar e passe este produto sobre o eczema. Enquanto a máscara seca você sentirá um alívio imediato; depois limpe com água morna, com uma infusão de camomila ou com um bom banho. Para o eczema de braços e pernas também é bom uma máscara de argila.

8

Lembre-se que se o aparecimento de eczema em sua pele for recorrente ou não puder resistir ao prurido que ele produz, é recomendável procurar um médico especialista para o ajudar a tratar a doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar o prurido de um eczema, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como aliviar o prurido de um eczema

Como aliviar o prurido de um eczema
1 de 8
Como aliviar o prurido de um eczema

Voltar ao topo da página