Como aliviar os pés inchados na gravidez
O inchaço dos pés é um problema muito comum que as grávidas sofrem, que costuma se agravar durante as últimas semanas de gestação e aparece devido a uma acumulação excessiva de líquidos nos tecidos. Esta condição recebe o nome de edema e devido ao aumento do volume de sangue na gravidez, ocorre uma retenção de líquidos que acaba originando o inchaço desta parte do corpo, bem como dos tornozelos e das mãos. No seguinte artigo de umComo mostramos as soluções mais eficientes para aliviar os pés inchados na gravidez, tome nota!
Passos a seguir:
Primeiro é conveniente esclarecer que o inchaço nos pés e tornozelos durante a gravidez é uma condição habitual e que não tem que afetar a saúde do bebê. No entanto, converte-se em um sintoma preocupante e de consulta médica obrigatória quando o inchaço for muito grave, excessivo e doloroso ou se manifesta em outras partes do corpo como o rosto ou os olhos. Perante isso, não se esqueça de visitar seu médico para descartar possíveis problemas de saúde mais graves.
Na tarefa de aliviar os pés inchados na gravidez, mantê-los elevados enquanto estiver descansando ou dormindo ajudará a reduzir a inflamação já que esta posição favorece a circulação do sangue. Dessa forma, se você trabalha sentada, tente utilizar um banco para apoiá-los e evite cruzar as pernas ou ficar muito tempo na mesma posição. O ideal é que estique as pernas com frequência e caminhe um pouco de 20 em 20 minutos aproximadamente.
Evite levar uma vida sedentária e realize exercício moderado para ativar a circulação e reduzir o inchaço dos pés. Caminhar diariamente, fazer natação, ioga ou atividades de baixo impacto como aquafitness são muito benéficos para sua saúde e para o bebê. Também ajuda a se manter em boa forma, se sentir menos cansada e favorece seu sistema cardiovascular.
Uma alimentação saudável que ajude você a se manter dentro dos limites de peso adequados e beber muita água é fundamental. O consumo de pelo menos 8 copos de água diários permitirá controlar a retenção de líquidos e, portanto, diminuirá o inchaço de pés e tornozelos. Consulte o artigo Como evitar a retenção de líquidos na gravidez para mais detalhes.
Para aliviar os pés inchados, é imprescindível também usar um calçado apropriado que reduza as possibilidades de sofrer outras lesões musculares já que durante a gravidez tanto os músculos como os ligamentos amolecem e estão mais fracos. Escolha um calçado que seja largo, que não aperte o pé e que lhe proporcione um bom suporte. Evite o uso de meia três quartos ou meias que apertem as pernas, pois pioram a circulação do fluxo sanguíneo.
Uma boa solução natural para reduzir o inchaço e as doenças que este provoca, é realizar diariamente banhos de pés quentes ou frios. Encha um recipiente com água quente ou fria, coloque um pouco de sal gordo, mergulhe os pés durante aproximadamente 15 minutos e massageie-os através de movimentos suaves e circulares. Se não pode fazê-lo você mesma, peça a alguém que ajude você nesta tarefa.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar os pés inchados na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.