Como animar alguém que está triste

Como animar alguém que está triste

Todo mundo já ficou triste alguma vez. Se já aconteceu com você, certamente você sabe a importância de ter alguém ao seu lado, que te escute, que te console e te ajude a ver as coisas de outro ponto de vista. É que quando uma pessoa está triste ou deprimida, na maioria das vezes precisa de alguém que a anime e a faça ver as coisas boas e divertidas de sua vida, distraindo-a de seus problemas. Você conhece alguém que está triste? Em umComo.com, queremos ajudar com estes conselhos sobre como animar alguém que está triste.

Passos a seguir:
1

Escute-a. Às vezes, uma pessoa que está triste não está buscando a resposta ou a solução para seus problemas, pode só estar precisando ser ouvida. Saiba a razão que a deixa triste, se precisa que a escutem e lhe mostrem carinho, não hesite em ficar do seu lado.

2

Dicas de como ter uma conversa com uma pessoa que está triste para que sinta que você a está escutando realmente e que se interessa de verdade:

  • Não a interrompa enquanto ela te conta o que está acontecendo. Limite-se a ouvi-la e a concordar.
  • Mostre-se realmente interessado pelo que está acontecendo com ela. Possivelmente, se acontecesse com você, você não desse tanta importância, mas você deve solidarizar-se, colocando-se no lugar dela e dando ao assunto a importância que a outra pessoa dá.
  • Fale quando vir que a pessoa está pedindo sua opinião ou quando você achar que é o momento, mas sem cortar a conversa.
  • Enquanto você escuta, demonstre que não é um fardo e que você realmente está interessado no que ela está dizendo. Porque se ela perceber que você está pensando em outras coisas ou que você não a está escutando, começará a desconfiar de você.
3

Pergunte coisas para que perceba que você está preocupado: como ela está se sentindo, por exemplo, "Como isso faz você se sentir?", "Existe alguma maneira em que eu possa te ajudar?". Não se torne o centro das atenções, concentre-se no que acontece com a pessoa que você está tentando animar.

4

conselhos se a pessoa pedir. Às vezes as pessoas não estão procurando conselhos, apenas um ombro amigo. Mas se te perguntarem, pense em qual seria a melhor maneira de ajudá-la. Se você não sabe como, pense em alguém que poderia ajudá-la e diga para ela. Se for necessário, você pode inclusive oferecer o telefone de algum especialista para orientação.

5

Se a pessoa que você está tentando ajudar for pessimista, você deve ser otimista. Olhe o lado positivo da vida, e acima de tudo, faça-a ver que o copo está meio cheio, não meio vazio.

6

Proponha fazer alguma atividade divertida para tirá-la de seus pensamentos negativos. Às vezes, apenas uma caminhada ou ir a algum lugar com um bom ambiente pode mudar a atitude dela. Outras opções também poderiam ser: fazer esportes juntos ou sair para comer fora.

7

Faça-a sorrir com histórias divertidas, piadas ou brincadeiras que caibam bem no momento. As piadas devem ser sobre si mesmo, não tente fazê-las sobre a outra pessoa, porque ao estar triste pode estar um pouco sensível e ficar ofendida. O sorriso e o riso são o melhor remédio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como animar alguém que está triste, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.