Como aplicar injeções intramusculares

Como aplicar injeções intramusculares
Imagem: washingtonhospital.kramesonline.com

As injeções intramusculares são um tipo de via de administração parenteral de fármacos. A substância é introduzida no músculo com a ajuda de uma seringa e uma agulha, para que de forma fisiológica o medicamento seja absorvido por meio de seus capilares sanguíneos. Emprega-se na maioria dos casos em que a via oral não é factível ou suficientemente rápida; é mais segura que a via endovenosa e a absorção é a mesma. Em umComo.com.br queremos explicar-lhe como administrar injeções intramusculares.

Passos a seguir:
1

Antes de administrar qualquer fármaco precisamos comprovar devidamente cinco coisas corretas:

  • Nome do paciente
  • Fármaco a administrar
  • Dose
  • Via
  • Hora de administração
2

Antes de preparar a medicação é de vital importância saber se o paciente tem alergias farmacológicas . Em caso afirmativo, certifique-se que o fármaco que vai administrar não contém nenhuma substância alérgica para o paciente.

3

A zona mais comum de administração é o glúteo , exatamente no primeiro quadrante: lateral superior e exterior. Por isso o paciente deverá ser posicionado de bruços.

4

Às vezes, os fármacos que se injetam intramuscularmente não vêm preparados para a administração direta, já que o mais normal é que o medicamento venha em uma ampola (ampola de cristal). O primeiro passo a seguir é quebrar a ponta da ampola: você vai perceber que há um ponto ou uma linha na mesma, ajude com um algodão para quebrar na parte assinalada. Para preparar a injeção, você deverá preparar uma seringa de 5 ml e uma agulha endovenosa: deverá uni-las e retirar a tampa da agulha com cautela.

Imagem: bvs.minsa.gob.pe
5

Em segundo lugar, para administrar uma injeção intramuscular, você deverá colocar o fármaco na seringa. Para isso, trate de encaixar a agulha dentro da ampola. Em seguida, levante e dê a volta para abaixo. Ao mesmo tempo em que o mantém no alto, terá que absorver o líquido da ampola. Para isso basta empurrar o embolo da seringa para trás.

Imagem: chospab.es
6

A seguir, prepare um algodão úmido com álcool e outro seco. Com o primeiro, limpe a zona glútea onde vai colocar a agulha. Depois troque a agulha endovenosa por uma intramuscular.

Imagem: taringa.net
7

Avise o paciente que vai administrar a injeção e que pode ser um pouco doloroso. Posicione o bisel da agulha para cima, coloque a agulha no glúteo formando um ângulo de 90º e seja direto na hora de fincá-la, como se fosse um dardo.

Imagem: virtual.remington.edu.co
8

Introduza o fármaco pressionando o embolo para dentro de forma lenta e contínua. Quando já não tiver substância, retire a agulha e pressione o ponto de inserção com o algodão seco.

Imagem: washingtonhospital.kramesonline.com
9

Uma vez que o paciente esteja preparado, pode se levantar lentamente da maca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar injeções intramusculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.