Como aplicar insulina

Como aplicar insulina
Imagem: aenfermagem.com.br

Pacientes que sofrem de diabetes são obrigados a administrar insulina como forma de controlar a doença, pois seu corpo não produz o suficiente ou é resistente a este hormônio. O papel da insulina é transformar açúcar, ou glicose, em energia e desde 1920 que as injeções de insulina têm sido usadas no tratamento desta doença. No entanto, hoje em dia existem outras formas de introduzir insulina no nosso corpo, e neste artigo de umComo.com.br falamos acerca de como aplicar insulina. Continue lendo para descobrir e ajudar alguém conhecido que sofra de diabetes!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar será útil conhecer as áreas nas quais se pode aplicar a insulina. Na imagem ao lado elas aparecem representadas a azul, e se distinguem na parte da frente e na de trás. Você pode aplicar insulina na região abdominal e frontal das coxas, já virado de costas pode aplicar nas nádegas, antebraços e parte traseira das coxas.

Imagem: mudandoodiabetes.com.br
2

Os locais de aplicação não variam consoante o gênero ou idade, mas é aconselhado que alterne o local da aplicação da insulina de forma a que não se formem nódulos. Consoante se tratar de insulina NPH ou regular existem áreas mais indicadas que outras para a absorção: para a primeira dê preferência às coxas e nádegas, para a segunda prefira o abdômen.

3

Ao injetar insulina com seringa, certifique-se de usar uma agulha nova e que esteja funda o suficiente na pele para atingir o tecido sobre esta mas sem chegar ao músculo. Depois do uso, descarte a agulha.

Imagem: diabinhosdasaude.blogspot.pt
4

A espessura da agulha e a angulação variam consoante a idade, Índice de Massa Corporal (IMC) e sexo. Recomendamos que se informe junto do seu médico relativamente a qual é a mais indicada para o caso em questão, que se deverá incluir em uma destas categorias:

  • Crianças e adolescentes: agulhas de 8 mm, angulação de 45 e prega e pele.
  • Adultos: agulhas de 4, 5 ou 6 mm com angulação de 90º. A prega de pele será necessária se a pessoa não for considerada magra e se a agulha for de 8 mm.
  • Grávidas: injetar insulina sempre com prega de pele, com agulha de 8mm, 40º de ângulo e evitar a área do abdômen.
5

Também é possível aplicar insulina com canetas de insulina. São mais práticas de transportar, não necessitam de frasco de insulina e têm vindo a ganhar muitos adeptos também por serem mais discretas no momento de aplicar. Estas canetas não dispensam o uso da agulha e existem de dois tipos: descartáveis e permanentes.

Imagem: medicfarm.com.br
6

A aplicação de insulina com caneta é semelhante à aplicação de insulina com seringa, a diferença está no fato de, com caneta, ter de contar lentamente até 10 para retirar a agulha e a espessura desta varia em relação à da seringa:

  • Crianças: agulhas de 4, 5 ou 6 mm.
  • Adultos: agulhas de 4, 5 ou 6 mm.
  • Grávidas: agulha de 5 mm e ângulo de 45º.
7

A insulina deve ser aplicada à temperatura ambiente, de forma a não tornar o ato mais doloroso, e em locais limpos e com baixo índice de contaminação de doenças como, por exemplo, hospitais. Lave sempre as mãos com água e sabão antes de aplicar insulina e limpe a área de aplicação com algodão embebido em álcool.

8

No momento da aplicação, segure a seringa entre dois dedos, como se fosse uma caneta, e faça um movimento rápido em direção à pele, de forma a que a agulha penetre eficazmente. A forma de segurar a caneta é igual, mas não há necessidade de fazer o movimento rápido. Depois da aplicação, pressione a área com algodão.

Imagem: panvel.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar insulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Neste artigo falamos das advertências e procedimentos básicos para a aplicação de insulina, no entanto aconselhamos que consulte o seu médico antes de iniciar as aplicações de insulina.