PARTILHAR

Como aplicar um medicamento por via subcutânea

Como aplicar um medicamento por via subcutânea

A via subcutânea é uma das quatro vias parenterais que existem para a injeção de medicamentos. Classicamente, esta via estava representada pela administração de insulina, heparina e vacinas. No entanto, com a incorporação do cuidado do doente terminal, as utilidades do acesso subcutâneo ampliaram-se consideravelmente. Na hora de administrar uma medicação deve-se de agir sistematicamente, cumprindo uma série de passos: preparar o material necessário, preparar o medicamento, escolher o lugar da injeção, administrar o medicamento. Os passos a seguir na hora de aplicar a injeção subcutânea são os seguintes:

Vai precisar de:
  • Luvas
  • Algodão
  • Antisséptico
  • Seringa
  • Medicamento
Passos a seguir:
1

Antes de realizar qualquer procedimento, lave as mãos e coloque as luvas, que neste caso não precisam ser esterilizadas. Muitos dos medicamentos que são administrados subcutaneamente já vêm pré-carregados.

2

Antes de injetar o medicamento desinfete a pele. Para isso, aplique uma gaze impregnada de antisséptico no centro da área escolhida.

3

Posteriormente e com um movimento que desenhe uma espiral para fora, envolva um diâmetro de 5 cm. Com isso "se varrem" para o exterior os germes dessa área da pele, o que não se consegue se o movimento aplicado na gaze for da direita para a esquerda ou de cima para baixo.

4

Com a mão não dominante, belisque a pele do paciente, formando uma dobra de uns 2 cm.

5

Pegue na seringa com o polegar e o indicador da outra mão.

6

Coloque a agulha formando um ângulo de 45 graus com a base da dobra que formamos.

7

O chanfro deve estar direcionado para cima.

8

Finque a agulha na base da dobra e introduza a uns 3 a 4 mm.

9

Aspire, para ver se pegou alguma artéria. Em caso afirmativo, deve-se extrair a agulha e pinçar novamente em outro lugar.

10

Solte a dobra e introduza lentamente o medicamento.

11

O fundamento destas duas ações é que elas diminuem a dor causada pelo procedimento.

12

Uma vez injetada toda a substância, retire a agulha.

13

Não se deve massajar a área.

14

Deixe uma gaze no lugar da punção, se ocorrer refluxo de algum líquido. Para evitar esse possível refluxo, na hora de carregar a medicação na seringa, podemos acrescentar 0,1 ml de ar para assegurar que esse fica posterior ao líquido a ser administrado. Assim, na hora de aplicar a injeção, o ar forma uma borbulha-tampa que impede que saia o medicamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar um medicamento por via subcutânea, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • No caso dos diabéticos, como fazem aplicações de insulina pelo menos uma vez ao dia, deve-se rotar a área de punção, para evitar assim as lesões cutâneas. Por outro lado, com as seringas pré-carregadas não é possível formar um ângulo de 45 graus ao fincar a agulha na pele. O ângulo que se emprega é de 90 graus.
  • Este tipo de procedimento deve ser feito por uma pessoa treinada ou pessoal do serviço de saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
iracema
qual o local apropriado para administração da vacina H1N1 subcutânea. Só para saber me perguntaram e não sube responder
Adagma
quantas ml pode ser aplicado sub cutânea
julio justo da silva
terminei curso de enfermagem em 2013 quero pegar mais experiencia
Marilda
Como fazer se o medicamento (vacina contra alergia) ficou retido sob a pele, formando um nódulo que está avermelhando e dói ao toque.
vanessa
Eu procurava alguma demonstração por imagem apontado os locais no corpo de adm de fármacos por via subcutânea.
marinilza silva araujo
em que local é melhor indicado para administra uma via subcutânia em pacietes muito magros.
Como aplicar um medicamento por via subcutânea
Como aplicar um medicamento por via subcutânea

Voltar ao topo da página ↑