Partilhar

Como armazenar leite materno

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como armazenar leite materno
Imagem: saudeonline.grupomidia.com

Quando um bebê nasce, a sua única fonte de alimentação durante os primeiros 6 meses será o leite materno. Esta é também a melhor alternativa, pois contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, ao mesmo tempo que cria um laço materno muito forte. Pode acontecer que a mãe esteja produzindo uma quantidade de leite muito grande face ao que o bebê consome, ou que queira reservar uma parte para o filho consumir quando ela se encontrar ausente. Existem várias as razões e, para responder à dúvida de como armazenar leite materno, em umComo.com.br criamos este artigo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Quando começam a cair os dentes de leite
Passos a seguir:
1

A primeira etapa do armazenamento do leite materno é, logicamente, proceder à extração do leite. A mamãe poderá fazer isso de forma manual ou com recurso a bombas. Para proceder a esta tarefa, lave bem as mãos, acalme-se e procure um local tranquilo. Se optar pela extração manual, massageie a mama e esprema-a, este método poderá ser mais fácil ou mais demorado de mulher para mulher.

2

Guarde o leite em potes de vidro previamente esterilizados (conseguirá fazer isso fervendo-os durante 15 minutos), com tampa e uma etiqueta do dia e da hora em que retirou o leite. Poderá ir enchendo o pote à medida que retira mais leite ao longo do tempo.

Como armazenar leite materno - Passo 2
Imagem: santacasajau.com.br
3

O leite materno pode ser guardado em temperatura ambiente no máximo até 2h, já na geladeira o melhor é manter apenas por 24 horas. Se você quiser estocar o leite por mais tempo, é aconselhado que o congele no freezer durante, no máximo, 15 dias, abaixo dos 10º de temperatura. Não deve voltar a congelar leite que já esteve no freezer.

Como armazenar leite materno - Passo 3
Imagem: smsdc-sf-joaobarrosbarreto.blogspot.pt
4

Para descongelar o leite gradualmente coloque-o com antecedência no freezer. Para o aquecer, não use o microondas mas sim a técnica do banho maria e agite o frasco para que ele seja todo aquecido por igual. Não deixe o leite ferver, o ideal é que esteja à temperatura ambiente.

5

Ao dar o leite armazenado ao bebê, faça-o utilizando um copo em vez de uma mamadeira. Isto é importante porque se ele se habituar à mamadeira, que não exige tanto esforço de sucção, irá desabituar-se da mama.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como armazenar leite materno, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como armazenar leite materno

Como armazenar leite materno
Imagem: saudeonline.grupomidia.com
Imagem: santacasajau.com.br
1 de 3
Como armazenar leite materno

Voltar ao topo da página