Como atuar perante uma picada de medusa

Como atuar perante uma picada de medusa

No verão, as picadas de medusa são muito frequentes, especialmente nas praias de águas mais quentes. Estes animais, ao verem-se atacados por algum perigo, através dos seus tentáculos soltam um veneno que, quando entra em contato com a nossa pele, gera uma reação de ardor. A sensação de dor é muito parecida à de uma queimadura. Surge uma erupção cutânea na zona afetada que provoca prurido e ardor, ainda que a reação possa variar de pessoa para pessoa. Caso sofra uma picada de medusa, deve tomar medidas para acalmar a dor e evitar complicações. Podemos ir ao posto de vigilância ou primeiros-socorros da praia, mas, se não houver nenhum, devemos saber o que fazer. Com este artigo da umComo.com.br, ficará a saber como atuar perante uma picada de medusa.

Vai precisar de:
  • Água salgada
  • Gelo
  • Antissético
  • Pinças ou luvas
Passos a seguir:
1

O primeiro a fazer caso sofra uma picada de medusa, é sair da água.

2

Não esfregue nem coce a zona afetada com toalhas ou outras peças de roupa.

3

Retire da pele os restos de tentáculo.

4

Lave a ferida na mesma água salgada. Nunca utilize água doce, já que ativa as células e aumenta a quantidade de toxina injetada.

5

Encha um saco de plástico com gelo e aplique o mais rapidamente possível, durante cerca de cinco minutos, sobre a zona da picada. Nunca deverá colocar o gelo diretamente sobre a pele.

6

Se o ardor continuar, deve aplicar novamente o frio , durante mais cinco minutos.

7

Para evitar a infeção da ferida, aconselhamos-lhe que aplique um antissético sobre a pele (álcool iodado) três ou quatro vezes por dia, durante 48-76 horas.

8

Tome estas medidas o mais rapidamente possível. Se as dores continuarem, ou gerarem tremores, náuseas, enjoos ou uma dor intensa, dirija-se a um centro de saúde.

Dica: Acesse também esse artigo e responda à questão: picada de peixe-aranha, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atuar perante uma picada de medusa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se estiver a tomar banho no mar e vir medusas, afaste-se ou saia da água.