Partilhar

Como aumentar a capacidade pulmonar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aumentar a capacidade pulmonar

Se pratica desportos em especial natação ou yoga de certeza saberá que controlar a respiração é fundamental para evitar o cansaço e manter a energia. Mas ter uma vida ativa não implica necessariamente que saiba como otimizar ao máximo a sua forma de respirar, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns truques para que descubra como aumentar a capacidade pulmonar.

Também lhe pode interessar: Exercícios para fortalecer os pulmões
Passos a seguir:
1

Comece por aprender como respirar profundamente de forma correta. Inspire pelo nariz todo o ar que consiga e retenha-o o máximo tempo possível. Exale lentamente sem deixar nenhum ar nos pulmões, esvaziando-os completamente, deste modo a próxima inalação será mais purificante.

2

Ao fazer a respiração profunda não faça força com o abdómen para permitir um melhor movimento do diafragma, ao mesmo tempo abra os braços de vez em quando para ajudar a que o tórax se expanda mais.

3

Em casa pode melhorar a sua capacidade pulmonar de uma forma simples. Sopre um balão até o encher. Repita este processo umas cinco vezes para começar e com o passar das semanas vá aumentando, os efeitos deste exercício são incríveis.

4

Quando realizar desportos cardiovasculares como a própria natação, ginástica, qualquer exercício em que corra ou andar de bicicleta tome consciência da sua respiração e trabalhe de forma mais eficiente usando-a como uma ferramenta para aproveitar a energia. Se trabalhar o aspecto físico ao mesmo tempo que o pulmonar notará a diferença.

5

E se toca instrumentos de sopro, parabéns! A sua capacidade pulmonar é melhor do que os que não o fazem, o que de certeza se refletirá na sua condição física quando praticar algum desporto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a capacidade pulmonar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como aumentar a capacidade pulmonar

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Israel
Boa noite, sinto vontade de espirrar e as vezes não vem, respiro rapido e fico no nariz aquela coisa parecendo gripe e não tem catarro, souar o naria e ñao sai nada.
A sua avaliação:
marcos
sou asmatico e no meu raio x deu hiperinsuflação pulmonar, sempre fui muito atleta, sera que devo continuar a praticar esportes mesmo com essa hiperinsuflação pulmonar
A sua avaliação:
LUCIANO CRUZ VITERBO
Excelente artigo. Prático e amplo.
Darlucia
eu faço funcional na academia porem tenho duvida como deve ser minha respiraçao gostaria de orientaçao de voces sobre isso obrigada
Raíra
olá.. bom nasci com sopro pulmonar ( hoje tenho 15 anos ) aos 2 anos de idade fiz uma cirurgia para colocar uma prótese de válvula ( algo assim não me lembro muito bem ..) bom mais o que eu quero saber e se posso praticar Yoga, a minha medica né aconselhou natação e me interessei mais por Yoga mais a minha mãe diz que não pois faz muito esforço e etc mais então No meu caso a natação e realmente melhor que o Yoga ?
Cristina Heino
Olá... Descobri nestes dias que tenho enfisema pulmonar... Levei um susto, pois já tem 7 anos que larguei o cigarro. Eu sou bodyborder (pego ondas com prancha e pés de pato) as vezes entro em mares violentos e faço muita força para chegar ao pico, gostaria de saber se o esporte que pratico pode me causar algum dano maior... Obrigada...
Usuário anônimo
por que eu aprendi muita coisa cm ele

Como aumentar a capacidade pulmonar
Como aumentar a capacidade pulmonar

Voltar ao topo da página