Partilhar

Como aumentar a fertilidade feminina

Por Sara Silva. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como aumentar a fertilidade feminina
Imagem: alimentossaudaveis.net

Decidiu que está no momento de começar tentando engravidar e procura saber como aumentar a fertilidade feminina? Existem várias formas de o fazer, algumas funcionam melhor para outras mulheres do que para outras, por isso nada melhor que tentar! Vale pedir conselhos a familiares e amigas que conseguiram engravidar, sobretudo às mais velhas, que conhecem alguns truques caseiros. Neste artigo umComo.com.br também lhe apresentamos alguns métodos que a ajudarão a se tornar mais fértil sem colocar em risco sua saúde, por isso continue lendo!

Também lhe pode interessar: Alimentos que aumentam a fertilidade feminina

Dieta pró-fertilidade

Sabia que a alimentação pode ajudá-la a ficar grávida? É sabido que uma dieta saudável beneficia todo o mundo, e no seu caso pode mesmo torná-la mais fértil ao tratar desequilíbrios ovulatórios e aumentar a líbido. Cientistas andaram investigando esse fato e concluíram que a dieta pró-fertilidade se baseia no seguinte:

  • Evitar o consumo de alimentos de alto índice glicêmico (alimentos com alto teor de açúcar, como os refinados);
  • Aumentar o consumo de proteínas vegetais e consumir carnes apenas três vezes por semana;
  • Aumentar o consumo de gorduras insaturadas (salmão, nozes, sementes de chia, linhaça, etc);
  • Substituir os lacticínios animais por lacticínios vegetais;
  • Comer mais tomates, goiaba, cenoura e outros alimentos ricos em licopeno;
  • Seguir uma alimentação rica em vitaminas A, B, C, D e E, zinco, selênio e ferro;
Como aumentar a fertilidade feminina - Dieta pró-fertilidade
Imagem: naoconsigoengravidar.com

Peso

Conseguir o seu peso ideal não é apenas bom para sua imagem, trata-se também de um fator que influencia positivamente sua fertilidade! Isso acontece porque mulheres com excesso de peso apresentam uma maior taxa de hormônios masculinos, que entram em conflito com a fertilidade. Por essa razão uma mulher que se encontre em estado de obesidade pode mesmo deixar de ovular!

Calcule seu Índice de Massa Corpórea (IMC) e se esforce por emagrecer ou engordar, dependendo do resultado.

Como aumentar a fertilidade feminina - Peso
Imagem: dicasabsaude.blogspot.pt

Métodos anticoncepcionais

Os métodos anticoncepcionais químicos ou hormonais revelam-se muito eficazes na prevenção de uma gravidez, dado que reduzem a fertilidade da mulher ao atuarem sob forma de hormônios em seu útero e ovários. É o caso da pílula, adesivo, anel vaginal, SIU, injeções hormonais, implante e espermicidas. Você, que está procurando se tornar mais fértil, deverá suspender a utilização destes contraceptivos.

Como aumentar a fertilidade feminina - Métodos anticoncepcionais
Imagem: vilamulher.com.br

Ácido fólico

Apesar de não estar diretamente relacionado com a fertilidade da mulher, o ácido fólico é essencial para quem está tentando engravidar, pois prepara o corpo da mulher para a formação do feto, influenciando também positivamente o desenvolvimento deste. A toma de ácido fólico deve ser iniciada cerca de 3 meses antes de começarem as primeiras tentativas para engravidar, e mesmo que você não esteja pensando em ficar grávida, saiba que seu uso não é prejudicial de forma alguma, até pelo contrário!

Como aumentar a fertilidade feminina - Ácido fólico
Imagem: ecured.cu

Estilo de vida

Já sabemos que, no momento de aumentar a fertilidade, é importante adotar um estilo de vida saudável, se alimentando bem e procurando perder peso. Complementarmente você deve também procurar moderar ou evitar alguns vícios prejudiciais, como o consumo de café e outras fontes de cafeína, álcool e tabaco, e fugir ao estresse. Pondere a prática de meditação e ioga como forma de relaxamento.

Como aumentar a fertilidade feminina - Estilo de vida

Ato sexual

O ato sexual e a frequência do mesmo fazem toda a diferença na hora de engravidar, essencialmente porque é nesses momentos que, não usando métodos contraceptivos, se dá a fecundação! No entanto vale a pena sublinhar que nem toda a atividade sexual engravida e, na hora de escolher a posição a adotar, existem algumas que contribuem para facilitar a fecundação. Saiba quais no nosso artigo acerca das melhores posições sexuais para engravidar e experimente-as de forma a comprovar os resultados!

Como aumentar a fertilidade feminina - Ato sexual
Imagem: meionorte.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a fertilidade feminina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Apenas coloque em causa sua fertilidade se, após 12 meses tentando engravidar, não conseguir.
  • Como forma de complementar sua dieta pró-fertilidade, tome suplementos multivitamínicos, de preferência de origem vegetal.

Escrever comentário sobre Como aumentar a fertilidade feminina

O que lhe pareceu o artigo?

Como aumentar a fertilidade feminina
Imagem: alimentossaudaveis.net
Imagem: naoconsigoengravidar.com
Imagem: dicasabsaude.blogspot.pt
Imagem: vilamulher.com.br
Imagem: ecured.cu
Imagem: meionorte.com
1 de 7
Como aumentar a fertilidade feminina

Voltar ao topo da página