Como aumentar a hemoglobina

Como aumentar a hemoglobina

A hemoglobina é uma proteína que faz parte dos eritrócitos, chamados também de glóbulos vermelhos, e é a que dá ao sangue sua cor vermelha característica. A diminuição da hemoglobina pode derivar em afecções como a anemia e outras doenças de maior gravidade. Em umComo.com.br vamos explicar-lhe como aumentar a hemoglobina para que você tire suas dúvidas sobre esta questão.

Funções da hemoglobina

A hemoglobina realiza uma função imprescindível no metabolismo do nosso organismo. É a responsável por transportar o oxigênio dos pulmões ao sangue e aos tecidos, sucessivamente. Depois, recolhe das células dos tecidos o dióxido de carbono (CO2), passando a denominar-se por esta união carbaminohemogloblin (CO2 hemoglobina), e transporta-o até aos pulmões para expulsá-lo com a respiração.

Há outros tipos de hemoglobina, como a hemoglobina glicosilada, cujos valores servem para avaliar as glicemias de longo prazo nos pacientes diabéticos.

Níveis normais de hemoglobina

Os valores normais de hemoglobina são:

  • De 13 a 18 g/dL no homem
  • De 12 a 16 g/dL na mulher

Quando se têm níveis de hemoglobina inferiores a estas faixas, diz-se que se sofre de anemia. Já que o ferro é um elemento que forma a hemoglobina, as atividades encaminhadas para elevar seus níveis no sangue, são as mesmas que para elevar o ferro.

Dieta para aumentar os níveis de hemoglobina

A alimentação é a principal forma de elevar o ferro. Existem inúmeros alimentos ricos em ferro, que precisam de vitamina C para sua correta absorção pelo nosso organismo. As vitaminas B12 e B6 também são imprescindíveis na formação da hemoglobina, pelo que deveria ser aumentada sua ingestão através dos alimentos que contêm vitamina B12 e B6 ou tomar suplementos em forma medicamentosa prescritos por nosso médico. O ácido fólico ajuda a aumentar os níveis de hemoglobina também. Pode ser tomado junto com alimentos ou com medicação.

Tratamento médico para elevar a hemoglobina no sangue

Existem medicamentos específicos para elevar os níveis de hemoglobina no sangue. Entre eles estão os suplementos de ferro em múltiplas apresentações farmacológicas. Suplementos de vitamina B12 como o foli-dolce de 400/2 mcg que fornece ácido fólico e vitamina B12 em conjunto.

  • Suplementos de ácido fólico como o acfol de 5 mg.
  • Suplementos de vitamina C como o ácido ascórbico em ampolas de 5 ml.
  • Suplementos de ferro como o fero-gradumet de 105 mg.

Tratamento invasivo para elevar níveis de hemoglobina

A última opção para elevar os níveis de hemoglobina está em realizar uma transfusão sanguínea quando a anemia é grave, e dependendo do tipo de anemia, inclusive pode-se chegar a precisar de um transplante de medula óssea de um doador saudável para que esta seja capaz de produzir a hemoglobina por si só.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a hemoglobina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.