Como aumentar a imunidade

Como aumentar a imunidade

Se a sua imunidade anda baixa está na hora de dar um reforço no sistema imunológico, esse artigo é para você. Defesas enfraquecidas provocam o desenvolvimento de doenças e infeções, prejudicando a sua saúde e o seu quotidiano. Aumentando a sua imunidade, o seu corpo passa a se defender melhor das agressões diárias, combatendo agentes infecciosos e doenças no geral. Para isso, é necessário desenvolver alguns hábitos saudáveis para evitar ficar doente o tempo todo com gripes e resfriados. Continue lendo esse artigo do umComo para saber como aumentar a imunidade e ter uma vida mais saudável.

Passos a seguir:
1

Tenha uma boa alimentação

Uma das formas mais eficazes de aumentar a imunidade é através de uma alimentação equilibrada. O sistema imunológico é composto por células e anticorpos que renovam constantemente. Para promover o seu funcionamento, a ingestão de proteínas,carboidratos e lipídeos é fundamental.

O consumo de vitaminas também é essencial, através das frutas e dos legumes. Aposte nas frutas cítricas para obter vitamina C, cenouras e abóboras para vitamina A e milho, canola e grãos para vitamina E.

Os peixes gordos como o salmão e a sardinha também devem fazer parte do cardápio, pois são ricos em ômega-3, ácido que previne o câncer e fortalece o sistema imunológico.

Os alimentos pouco saudáveis devem ser evitados, nomeadamente enlatados, pré-preparados, açúcares e conservantes químicos.

Alguns alimentos ajudam a aumentar a imunidade, como por exemplo, o alho. Consulte este artigo para saber quais os alimentos para aumentar as defesas.

2

Pratique exercícios físicos

A atividade física ajuda a reduzir os níveis de estresse, contribuindo assim para aumentar a imunidade e reforçar as suas defesas. Além disso, o exercício provoca a libertação de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar. Só vantagens para o seu organismo!

3

Faça uma boa higiene corporal

Manter bons hábitos de higiene é uma das principais formas de manter uma boa imunidade. Lavar sempre as mãos antes das refeições e após o banheiro, escovar os dentes três vezes por dia, passar fio dentário e tomar banhos regularmente são algumas das regras essenciais para manter o corpo limpo e livre de doenças e infecções.

4

Evite colocar as mãos na boca

Mas bactérias e vírus podem entrar no seu organismo com gestos tão simples quanto colocar a mão na boca. Essa dica vale especialmente para quem rói as unhas ou tem hábito de colocar os dedos na boca durante o sono.

5

Mantenha a casa limpa e arejada

Manter a casa limpa é um dos princípios mais importantes para aumentar a imunidade. Se a sua casa está cheia de sujeiras, a propagação de bactérias aumenta e a probabilidade de você ficar doente também. Mantenha seu corpo limpo e a sua casa também, para fortalecer as suas defesas.

Dica: Se costuma ter preguiça na lida do lar, confira esses truques para limpar a casa.

6

Reduza o estresse

A ansiedade e o estresse fazem com que o organismo liberte hormônios que prejudicam o funcionamento das suas defesas. Procure relaxar e encarar situações estressantes com maior tranquilidade. A prática de exercício físico regular pode ajudar a combater os nervos.

Dica: Entre nesse artigo e confira como combater o estresse de forma eficaz.

7

Durma bem

A falta de sono pode comprometer a saúde do seu organismo. As noites com poucas horas de sono aumentam os níveis de estresse que, como já sabemos, prejudicam a atuação das defesas. Procure dormir entre 7 e 8 horas por noite de forma a recuperar o seu corpo e a sua mente.

Dica: Se sofre com insônia, dê uma olhada nesse artigo que explica como fazer para dormir bem.

8

Evite excessos

Qualquer tipo de excesso é prejudicial ao seu organismo. Exageros alimentares, consumo de álcool, drogas ou cigarros, exercício em excesso ou noites sem dormir são exemplos de excessos que prejudicam muito a sua imunidade. Procure levar uma vida moderada.

9

Beba muita água

Além de contribuir para a renovação celular, a água lubrifica as vias aéreas evitando que infecções ou alergias entrem no organismo. Procure beber, pelo menos 2 litros de água por dia para beneficiar das suas vantagens para o sistema imunológico.

Dica: Para saber como beber mais água diariamente, confira essas dicas.

10

Não tome medicamentos desnecessários

Uma das formas de aumentar a imunidade é evitar medicamentos desnecessários. Alguns medicamentos, como os corticosteroides, possuem ação imunossupressora. Isso significa que diminuem as suas defesas, fazendo com que você fique doente mais facilmente, reduzindo a ação dos anticorpos que defendem o organismo de agentes externos.

Nota: O uso de antibióticos sem necessidade aumenta a resistência a bactérias, sendo também muito prejudicial ao seu organismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a imunidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.