Nutrição e Saúde Mental

Como aumentar a quantidade de neurônios através da nutrição

Como aumentar a quantidade de neurônios através da nutrição

Para funcionar corretamente, o cérebro de uma pessoa precisa de energia e nutrição. Aproximadamente uma quinta parte do oxigênio, dos nutrientes e da energia consumida por uma pessoa, vai diretamente para o cérebro. Este está composto principalmente de gordura e água, e contém cerca de 100 bilhões de células cerebrais chamadas neurônios. Uma função-chave dos neurónios é a de transmitir e receber informação. Uma nutrição adequada aumenta a neurogênese, o processo de geração de novas células cerebrais. A água, as gorduras boas, as proteínas, os carbo-hidratos e os micronutrientes ajudam a produzir mais neurônios no cérebro.

Também lhe pode interessar: Como identificar um piromaníaco

Passos a seguir:

1

Consuma alimentos que contenham gorduras boas. As gorduras boas são necessárias para manter as células do cérebro funcionando bem. A gordura no cérebro ajuda na produção de energia. O peixe, as nozes e as sementes, bem como as verduras de folha, são excelentes fontes de gorduras boas, bem como os ácidos graxos omega-3. O milho, o óleo de cártamo e o óleo de borragem são boas fontes de gorduras omega-6. Evite as gorduras trans e saturadas em sua alimentação, que significam uma ameaça para o cérebro, já que podem obstruir o sistema circulatório, que deve manter um fluxo de oxigênio ótimo e levar os detritos para longe do cérebro.

2

Consuma alimentos ricos em aminoácidos essenciais. Os aminoácidos são uma parte integral na criação dos neurônios. Eles vêm das proteínas e constroem o cérebro. A proteína é uma fonte importante encontrada no peru ou no leite, bem como nas amêndoas, no abacate, na banana e na carne.

3

O açúcar ou glicose proporciona um impulso de energia, o que é bom. No entanto, muitas pessoas consomem açúcar em excesso, o que não é saudável. Precisamos de glicose para o funcionamento adequado do cérebro. Fique longe dos açúcares refinados, em vez deles, consuma carbo-hidratos complexos como grãos inteiros ou alimentos feitos de farinha de grão integral.

4

Coma muitas frutas e verduras para obter as vitaminas, minerais e fitonutrientes necessários. Os micronutrientes (vitaminas, minerais e fitonutrientes) são essenciais, mesmo que só sejam necessárias pequenas quantidades deles para estimular o crescimento de mais neurônios no cérebro. Um exemplo de micronutrientes é a vitamina B, que é encontrada na casca dos grãos e das verduras de folha verde. O zinco é outro nutriente essencial, que é encontrado nas sementes, nas nozes e na carne vermelha. O cálcio regula a transmissão nervosa, enquanto os fitonutrientes constroem estruturas no neurônio, como também se encarregam de reparar e proteger os neurônios.

5

Beba muita água. O água é totalmente necessária para a saúde do cérebro já que ajuda na circulação e na eliminação de detritos. Evite as bebidas que contenham açúcar demais ou álcool.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a quantidade de neurônios através da nutrição, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Maria Cleide silva santos
Boa tarde! Minha mãe, de 83 anos está no início de alzaimer ,procuro pesquisar para retardar a doença ou amenizar.
Eugenio
Olá ! Sara Viega
Por favor, veja o vídeo https://youtu.be/HEGjXfKSELY
Gostaria de saber sua opinião sobre o óleo de coco, e também sobre o azeite extravirgem brasileiro que consta ser um dos melhores do mundo.
Sou portador da Síndrome Pós-Pólio cujo vírus é um destruidor de motoneurônios. Att.
Brunno Vieira
Que Fera!!!Foi de grande ajuda pra mim esse post.. Deus abençoe
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Brunno, que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo seu comentário valeu :)
Sara
Eliane obrigada pelo seu comentário :)
Eliane
Muito interessantes essas informações .Obrigada!
Como aumentar a quantidade de neurônios através da nutrição