menu
Partilhar

Como aumentar as chances de engravidar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 fevereiro 2018
Como aumentar as chances de engravidar

O mundo da paternidade e da maternidade é uma experiência sem dúvida inigualável, a notícia da chegada de um novo membro à família é algo que gera muita felicidade e expectativa. Muitas vezes a gravidez costuma ocorrer à primeira, mas na maior parte dos casos é necessário um esforço maior para conseguir ter sucesso na tarefa de procriar. Se está procurando ter um bebê e quer saber como ter sucesso para o conseguir, em umComo.com.br vamos explicar para você como aumentar as chances de engravidar com alguns conselhos que certamente lhe serão úteis.

Passos a seguir:
1

O mais importante que deve fazer é identificar de forma correta os dias de maior fertilidade, já que conhecer o ciclo de fertilidade da mulher é crucial se deseja conceber um bebê. A melhor forma de conseguir isso é ter um bom controle dos ciclos menstruais, algo que é mais simples se os ciclos da mulher costumam ser regulares. Desta forma será mais fácil identificar os dias de maior fertilidade.

Também pode fazer uso do teste de ovulação, que pode identificar períodos de ovulação através da urina da mulher, ao serem capazes de detectar um aumento no hormônio Luteinizante, muito presente durante este período.

Outras alternativas naturais usadas com bastante frequência para detectar os dias de maior fertilidade são o método Billings e o método Sintotérmico, que registram e fazem um controle das temperaturas corporais e secreções vaginais, podendo observar características típicas nestas variáveis durante os dias de ovulação.

Neste outro artigo de umComo contamos para você como calcular seus dias férteis.

Como aumentar as chances de engravidar - Passo 1
2

Já conhecendo quando são os dias mais férteis, é mais fácil saber quando é o melhor momento para ter relações sexuais e atingir a gravidez desejada. Especialistas em fertilidade aconselham fazê-lo uns dias antes ou uns dias após a ovulação. Um fator muito importante é a postura: como é natural, aquelas posições que facilitam a entrada dos espermatozoides com a ajuda da gravidade costumam ser as mais recomendadas.

As posturas que têm a mulher embaixo e o homem em cima ou estarem de lado, com o homem por detrás, costumam ser as mais eficientes no momento de conseguir uma penetração suficientemente profunda, aumentando assim as chances de engravidar.

Neste outro artigo poderá descobrir as melhores posturas sexuais para engravidar.

3

Comer saudável, seguir uma dieta apropriada, é fundamental e muito necessário para ambos os pais, assegurando assim ao organismo todos os nutrientes necessários para lhe dar energia. Também tem que ter em conta que não se deve cair no abuso ou na restrição, já que tanto o peso muito baixo como o excesso de peso podem ser fatores contraproducentes no momento de tentar conceber.

Dica: Acesse também esse artigo e saiba mais sobre o tema - Garrafada para engravidar funciona mesmo? Mitos e verdades

4

Além de seguir uma dieta equilibrada, realizar exercício físico é de grande importância, assim como recomendam muitos profissionais aos casais que procuram conceber. A lógica básica desta recomendação é que realizando exercício coloca-se em movimento o metabolismo, melhorando assim as funções vitais e, claro, favorecendo de forma natural a fertilidade.

5

O relaxamento, a tranquilidade e a redução do estresse são também fatores a ter em conta quando se está procurando a gravidez, dado que as emoções afetam em boa medida a produção de hormônios. Nesse sentido, a produção excessiva de um determinado hormônio pode afetar a geração de outra, causando, no caso das mulheres, irregularidades nas ovulações e nos homens uma contagem mais baixa de espermatozoides, no caso de estar sob a pressão que o estresse causa.

6

Se é dessas pessoas que não encontram motivos para deixar de fumar, aqui apresentamos a você uma boa razão: existe vários estudos onde se comprova que o fumo pode reduzir a fertilidade, tanto em homens como em mulheres.

Entre homens fumadores realizaram-se contagens de espermatozoides mais baixos, além de causar embriões com qualidade mais baixa; na mulher, o consumo de fumo afeta nos níveis dos hormônios, diminuindo o estrogênio, reduzindo a qualidade dos óvulos e inclusive chegando a provocar em alguns casos abortos espontâneos. Desse modo, comece desde já a deixar de fumar para que seu corpo esteja em perfeitas condições para poder gerar um bebê.

Veja também: Quantos dias após a menstruação posso engravidar?

7

Extra: para tratamentos naturais, recomendamos o artigo Benefícios do óleo de copaíba para engravidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar as chances de engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se tem dúvidas, é sempre aconselhável recorrer a um especialista em fertilidade para obter conselhos em primeira mão. Desta forma suas chances de gravidez aumentarão segundo sua situação particular.
  • Consultando sempre um médico, pode recorrer ao uso de complementos nutricionais, os quais, segundo se demonstrou, provocam efeitos positivos no aumento da fertilidade.
  • Alguns casais costumam pôr todo o empenho nesta tarefa por mais de um ano, sem obter resultados. Mas isto não quer dizer que exista a possibilidade de que algum dos dois seja estéril, mas que simplesmente não ocorreram as condições necessárias para tal. Aconselhamos você a ser paciente e a levar a a gravidez com tranquilidade, evitando cair no estresse, como referimos antes.

Escrever comentário

Como aumentar as chances de engravidar
1 de 5
Como aumentar as chances de engravidar

Voltar ao topo da página