Partilhar

Como aumentar o colesterol bom na dieta

Como aumentar o colesterol bom na dieta

O colesterol é um lipídio presente no sangue. O colesterol é necessário para a função saudável das células, mas em excesso pode ser perigoso para a saúde. O excesso de colesterol, especialmente o colesterol LDL ou "mau", pode acumular-se nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de um ataque cardíaco ou um acidente cerebrovascular. Uma dieta saudável baixa em gorduras trans pode aumentar o HDL ou colesterol "bom".

Passos a seguir:
1

Reduza a quantidade de gorduras saturadas que come. As gorduras consumidas, não devem ser superiores a 35% da sua ingestão calórica diária. As gorduras trans encontram-se em muitos produtos de panificação comercial, que devem ser evitados, já que podem reduzir o colesterol HDL e aumentam o colesterol LDL.

2

Coma alimentos que contenham gorduras insaturadas, como as azeitonas e amendoins. Isto pode ajudar a aumentar o colesterol HDL e a reduzir o acúmulo de placa nos vasos. Também é importante comer alimentos com alto conteúdo em ácidos graxos omega-3, como o peixe e os frutos secos, já que aumentam seus níveis de colesterol HDL.

3

Consuma alimentos de grão integral. Os grãos integrais, não só contêm mais nutrientes que os grãos refinados, mas também reduzem seu nível de colesterol LDL e melhoram sua relação com o colesterol bom. Outros alimentos como frutas e verduras também podem ajudar a melhorar sua relação.

4

Inclua mais exercício na sua rotina semanal. Para a perda de peso é necessário uma redução significativa no consumo de calorias diária que permite aumentar o colesterol HDL.

5

Reduza o seu índice de gordura corporal. Para cada seis quilos que você perde, o seu nível de colesterol HDL pode aumentar em 1 mg/dl. Um adulto saudável deve fazer exercício pelo menos cinco vezes por semana, durante 30 minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar o colesterol bom na dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Pergunte ao seu médico qual é a melhor forma de aumentar o colesterol bom.

Escrever comentário sobre Como aumentar o colesterol bom na dieta

1 comentário
Raquel Soares
Meu colesterol total 170,colesterol hdl 52,colesterol ldl 92,colesterol vldl 25,corro algun risco de ter problemas cardiacos?

Como aumentar o colesterol bom na dieta
Como aumentar o colesterol bom na dieta

Voltar ao topo da página