Como aumentar o estrogênio

Como aumentar o estrogênio

Os estrogênios são hormônios naturais que se encontram tanto em homens como em mulheres. Manter um nível saudável de estrogênios é essencial para ambos os sexos. No entanto, são as mulheres, as que mais precisam deles para um bom funcionamento do seu corpo, por exemplo, para ficarem grávidas. Na menopausa o nível de estrogênios baixa consideravelmente, o que torna mais difícil encontrar este hormônio tão benéfico para o correto funcionamento do nosso corpo. Em umComo.com.br damos algumas dicas sobre como aumentar o estrogênio.

Alimentos para aumentar os estrogênios

Aposte em uma dieta saudável e reduza o açúcar nela. Para que o nosso sistema endócrino possa trabalhar de forma adequada e produzir os níveis normais de estrogênio, é necessário que mantenhamos o nosso corpo saudável.

O açúcar pode provocar desequilíbrios hormonais. Substitua os carboidratos, evite o consumo de açúcar e seus derivados, eles não produzem nenhum benefício à saúde. Substitua a farinha de trigo pela integral, bem como o arroz e outros grãos.

Se quiser aumentar os estrogênios comendo, o ideal é ingerir proteína magra, alimentos com pouca gordura e ricos em fibra. Encontramos estrogênios em todo o tipo de legumes, sobretudo na soja, pelo seu alto teor de isoflavonas. Também encontramos fitoestrógenos, chamados assim pela semelhança com os estrógenos humanos, mas inteiramente vegetais, nas ervilhas e nas favas, entre outros.

O leite de soja e o tofu também são uma fonte excelente de estrogênios. Os produtos à base de soja contêm genisteína. A genisteína é um produto vegetal que simula os efeitos do estrogênio.

Hábitos saudáveis

O fumo pode afetar o nosso sistema endocrinológico, o que pode limitar a capacidade do nosso corpo produzir com eficácia os estrogênios. Nas mulheres que estão na menopausa, fumar está relacionado à infertilidade, menopausa precoce e disfunção menstrual.

Ainda que talvez você tenha ouvido dizer que o exercício está relacionado à redução dos estrogênios e não ao aumento, deve saber que isto ocorre se nos exercitarmos em excesso. O exercício moderado além de ser saudável, aumenta a longevidade.

Sintomas da falta de estrogênios

O nosso corpo pode nos avisar que temos um desequilíbrio nos níveis hormonais interferindo no nosso bem-estar. Os sintomas mais frequentes são:

  • Calores
  • Dificuldade para dormir
  • Mudanças no estado de humor ou mau-humor
  • Mudanças na função sexual
  • Diminuição da fertilidade
  • Alteração dos níveis de colesterol

Se não estiver dentro da faixa de idade normal para ter menopausa ou se os seus sintomas forem intensos, não pense duas vezes, procure um médico. Não se automedique mesmo que tenha ouvido falar de suplementos naturais, terapias de estrogênios, saiba ou tenha se informado de que há pílulas, adesivos cutâneos, cremes e géis tópicos.

Do mesmo modo que a deficiência de estrogênios pode provocar problemas, os níveis muito altos também podem provocar transtornos menstruais, o aparecimento de cistos nos ovários e inclusive câncer de mama. Não brinque com a sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar o estrogênio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Os estrogênios podem aumentar 100 vezes além do normal nas mulheres grávidas. Se estiver, não tente aumentar estes níveis sem antes consultar o seu médico.