menu
Partilhar

Como aumentar os níveis de testosterona

Por Hugo Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aumentar os níveis de testosterona

Vários homens, com o avançar da idade, experienciam níveis baixos de testosterona, sendo esta diminuição parte do processo de envelhecimento natural. Por estes níveis terem um forte impacto na vida do homem, especialmente a nível sexual, saber como aumentar os níveis de testosterona terá um impacto positivo, melhorando o estado de saúde do homem em geral.

Existem vários fatores que influenciam a produção de testosterona, pelo que a abordagem inicial deve ser feita no sentido de controlar estas causas e não na administração de suplementos. A administração de suplementos apenas deve ser feita em último caso, quando as alterações ao estilo de vida não tenham surtido efeitos.

Também lhe pode interessar: Como aumentar a testosterona naturalmente

Perder peso

No caso de homens com excesso de peso e obesidade, a perda de peso pode aumentar os níveis de testosterona por as pessoas nesta condição terem geralmente os níveis desta hormona diminuídos. Para este fator contribui para além da dieta, o exercício físico, especialmente o exercício intenso, como por exemplo corrida, sendo aumentada tanto a testosterona como outras hormonas como a insulina, a leptina e a adiponectina.

Consumir zinco

O zinco é um mineral importante na produção de testosterona, pelo que deve ser adicionado à dieta dos homens com baixos níveis desta hormona. Os principais alimentos ricos em zinco são as ostras, o camarão, a carne e o peixe. Pode também ser encontrado em cereais e legumes. Para além de aumentar os níveis de testosterona, o zinco também protege os homens da redução da produção de testosterona causada por certos tipos de exercício.

Aumentar os níveis de vitamina D

A vitamina D é essencial à produção de testosterona, pelo que ajuda a aumentar os seus níveis. As principais fontes de vitamina D são o salmão e outros peixes como o carapau. Para além destas fontes naturais, existem também medicamentos enriquecidos com esta vitamina, como por exemplo o leite e os cereais.

Reduzir o stress

Quando o corpo está sujeito a muito stress, liberta a hormona cortisol, que bloqueia os efeitos da testosterona. Tentar eliminar este fator da sua rotina é fundamental, quer seja através de terapia ou aconselhamento psicológico, pela prática de um esporte ou pela redução do ritmo de trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar os níveis de testosterona, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

Como aumentar os níveis de testosterona
Como aumentar os níveis de testosterona

Voltar ao topo da página