Como baixar as transaminases

Como baixar as transaminases

As transaminases elevadas indicam que algo está acontecendo com nosso fígado, ainda que estes valores possam apontar também outros problemas que devemos observar. Após receber a análise de sangue que nos indica um nível elevado destas enzimas, é fundamental consultar um médico para descobrir a a causa desta condição. No entanto, se não existir uma doença específica que cause sua alteração, é possível reduzi-la, seguindo algumas recomendações. Em umComo.com.br, explicamos como reduzir as transaminases e em que casos é possível consegui-lo.

Passos a seguir:
1

As transaminases elevadas indicam, na maior parte dos casos, que existe alguma doença ou dano hepático. Portanto, a possibilidade de reduzi-las através de medidas, como mudanças na dieta ou a ingestão de remédios naturais, dependerá por completo da doença que for diagnosticada. Se tiver as transaminases elevadas, você deve ir obrigatoriamente a um médico para determinar qual é a causa destes valores elevados.

Se você sofre de cirrose hepática, hepatite, mononucleose, isquemia ou falta de sangue no fígado, morte do tecido hepático, de um tumor ou de câncer no fígado, é importantíssimo estar ciente de que necessita de tratamento médico específico e que, no caso de condições como a cirrose, a doença é crônica e, portanto, não há cura possível, embora melhorar o estilo de vida possa ajudar muito a retardar o avanço desta doença.

2

Se por outro lado, as transaminases estão elevadas devido a uma inflamação do fígado, ao fígado gordo, à ingestão de medicamentos ou substâncias tóxicas ou a qualquer outra doença reversível, aplicar mudanças profundas no estilo de vida será fundamental para reduzi-las e ganhar em saúde.

3

Para baixar as transaminases, é muito importante fazer ajustes em nossa dieta, por isso recomendamos:

  • Adotar uma alimentação baixa em gorduras e sem alimentos fritos, empanados e refeições rápidas. A ingestão de embutidos e carnes gordurosas deve ser limitada e substituída pelo consumo de carnes magras.
  • Os produtos de confeitaria, o açúcar processado e os doces também devem ser evitados por serem ricos em gordura e açúcar, ingredientes que não beneficiam o fígado.
  • Diante de qualquer doença hepática, o consumo de álcool é proibido por ser altamente prejudicial para o fígado.
  • Recomenda-se ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia para facilitar a eliminação de gorduras do corpo.

Adotar uma dieta equilibrada rica em vegetais, carnes magras e frutas representará uma importante mudança para os pacientes com transaminases elevadas. É recomendável que, nos casos de obesidade ou fígado gordo, consulte um especialista em nutrição para dar início a uma dieta que facilite a redução de gordura nos alimentos e a perda de peso.

4

Se você conta com um estilo de vida sedentário e uma dieta pouco saudável, então, a recomendação é que comece a fazer as mudanças apropriadas. Realizar exercício pelo menos 3 vezes por semana pode representar uma ótima mudança em sua vida, facilitando a eliminação de gorduras e ajudando na saúde de nosso fígado. Você pode começar caminhando 30 minutos por dia, ainda que em casos de obesidade, se recomende iniciar um plano de atividade física que favoreça a perda de peso.

5

A ingestão de algumas plantas medicinais em forma de infusões também podem ajudar a reduzir as transaminases e melhorar a saúde de nosso fígado. No entanto, as mesmas não devem ser consumidas em caso de dano hepático grave ou de alguma doença crônica neste órgão. Para saber as que recomendamos, consulte os nossos artigos:

  • Quais são as infusões para limpar o fígado
  • Quais são as melhores infusões para o fígado gordo
6

Existe uma série de alimentos que favorecem quem apresenta problemas hepáticos, beneficiando a depuração e limpeza do fígado e garantindo uma vida bem mais saudável. Nesta listagem, as frutas e verduras são as principais, tornando-se muito benéficas para uma dieta saudável. Para conhecê-los com detalhes, convidamos você a ler o nosso artigo sobre alimentos para limpar o fígado.

7

Adotar estas recomendações básicas para cuidar do fígado é de grande importância, pois ajudará você a garantir o seu bem-estar e reduzir as transaminases e ganhar em saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar as transaminases, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.