Partilhar

Como baixar o colesterol ruim

Por Sara Viega. Atualizado: 28 junho 2017
Como baixar o colesterol ruim

Manter o colesterol nos níveis adequados é fundamental para garantir a saúde do nosso coração e prevenir doenças cardíacas. Realizar uma mudança no nosso estilo de vida modificando a nossa dieta e aumentando a atividade física é fundamental para conseguir baixar o colesterol eficazmente, seguindo um estilo de vida mais saudável. Não sabe por onde começar? Em umComo damos-lhe alguns conselhos essenciais para que descubra como baixar o colesterol ruim.

Também lhe pode interessar: Frutas para baixar o colesterol
Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de colesterol:

  • O HDL, considerado como o colesterol bom que se produz devido a uma dieta baixa em gordura e rica em fibra e cujos valores devem ser superiores a 60 mg/dL.
  • O LDL ou colesterol ruim, que se forma com uma dieta alta em gorduras saturadas, falta de atividade física e hábitos nocivos. O mesmo deve ser de forma ideal inferior a 100 mg/dL, mas quando supera os 160 mg/dL considera-se alto.

O colesterol LDL acumula-se nas paredes das artérias, dificultando a correta passagem do sangue e aumentando o risco de sofrer de complicações cardíacas que põem em risco a nossa vida. Por este motivo é imprescindível realizar uma mudança nos hábitos para conseguir baixar o colesterol ruim e garantir a saúde do nosso coração.

2

O primeiro passo para baixar o colesterol ruim consiste em fazer mudanças na dieta para reduzir ao máximo as gorduras saturadas e seguir uma alimentação mais saudável.

Por isso, é importante:

  • Evitar os alimentos fritos, empanados ou feitos com uma grande quantidade de óleo. Opte por preparações no forno, na chapa ou cozidas.
  • Controlar a ingestão de carnes ricas em gordura e opte por carnes magras e peixe, alimentos muito mais saudáveis.
  • Evitar a comida de lixo e os alimentos preparados, que costumam ter mais gordura.
  • Optar por produtos lácteos desnatados que contam com uma menor quantidade de gordura.
  • Além disso, é importante adicionar à sua dieta as frutas e os vegetais, que lhe ajudarão a sentir-se saciado sem a necessidade de consumir muitos lípidos.

É muito importante ter claro quais os alimentos que aumentam o colesterol para controlar a sua ingestão e garantir a sua saúde.

Como baixar o colesterol ruim - Passo 2
3

Outro aspeto importante para baixar o colesterol ruim é controlar muito bem as porções de comida que ingerimos para evitar os excessos. Adicionar à sua dieta alimentos ricos em fibra como os espinafres, o brócolis, os legumes ou a fruta, irão ajudá-lo a se manter saciado por mais tempo, o que lhe permitirá consumir porções de comida mais moderadas. Além disso, alguns ingredientes serão os seus aliados para lutar contra esta condição, no nosso artigo alimentos para baixar o colesterol explicamos-lhe que produtos convém adicionar à sua dieta para obter os melhores resultados.

Como baixar o colesterol ruim - Passo 3
4

A atividade física é fundamental para baixar o colesterol ruim e garantir a saúde do nosso coração. Recomenda-se realizar exercício pelo menos 3 vezes por semana, atividades cardiovasculares como nadar, caminhar, correr ou fazer exercícios aeróbicos são altamente recomendáveis. Se já não faz exercício há algum tempo, o melhor é se inscrever em um ginásio e procurar ajuda profissional para levar a cabo um treinamento benéfico.

Como baixar o colesterol ruim - Passo 4
5

Outro fator importante para baixar o colesterol ruim é diminuir o estresse e a tensão em nossa vida diária, fatores detonantes que influenciam nos níveis de colesterol colocando em risco a nossa saúde cardíaca.

Comer de forma calma e sem pressas, descansar corretamente e fazer atividades para diminuir a tensão, como o exercício ou a realização de algum hobbie, é importante para um maior bem-estar geral.

Como baixar o colesterol ruim - Passo 5
6

Além de todas as medidas anteriores, se sofre de sobrepeso é fundamental que inicie um plano alimentar para perder peso. A obesidade é um dos principais detonantes do colesterol alto, pelo que eliminar esses quilos a mais converte-se em um aspecto fundamental para a sua saúde. No nosso artigo como perder peso de forma saudável damos-lhe algumas chaves importantes que convém colocar em prática.

Como baixar o colesterol ruim - Passo 6
7

Também é imprescindível seguir as indicações do seu médico à risca, pois apenas desta forma conseguirá controlar os seus níveis de LDL e melhorar a sua saúde eficazmente.

8

Seguindo todas estas recomendações poderá baixar o seu colesterol ruim com sucesso. Além disso, pode ingerir alguns remédios caseiros que potenciarão o efeito do exercício físico e a boa alimentação e ter em conta vários conselhos para manter o seu colesterol baixo.

Por isso, convidamos você a consultar os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar o colesterol ruim, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não comece nenhuma dieta ou programa de exercícios sem consultar antes o seu médico.

Escrever comentário sobre Como baixar o colesterol ruim

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Issam Shurrab
além de atividades físicas 3 á 4 vezes por semana durante uma hora cada vez, o que mais???

Como baixar o colesterol ruim
1 de 6
Como baixar o colesterol ruim

Voltar ao topo da página